Unilab comemora “Dia da Paz e da Reconciliação Nacional em Angola”

Data de publicação  11/04/2019, 11:37
Dog Murras, palestrante do evento | Foto: Kialunda Sozinho

Com o auditório repleto de convidados, comunidade acadêmica e externa, o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, foi palco, na última quinta-feira (4), de um evento alusivo ao “Dia da Paz e da Reconciliação Nacional em Angola”, que se constitui em uma das maiores conquistas do povo angolano. A atividade teve como palestrante o embaixador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e cantor angolano Dog Murras.

Comemorada desde 4 de abril de 2002, a data marca a assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, selando o compromisso com a paz e reconciliação nacional de Angola.

Auditório do Campus dos Malês | Foto: Kialunda Sozinho

O hino nacional do Brasil e da Angola deram início ao evento, que teve um minuto de silêncio em memória das vítimas da recente catástrofe em Moçambique.

Participaram da Mesa de Abertura a diretora do Campus dos Malês, Mirian Sumica; o estudante angolano Bartolomeu Jose Epalanga; o presidente da ASEA, Danilson Gonçalves Viega; o diretor da Casa de Angola na Bahia, Benjamin Sabby; e a representante da Coletivo de Mulheres Africanas (CMA), Naentrem Sanca. Também estiveram presentes a jornalista Wanda Chase e o Adido Cultural da Casa de Angola da Bahia.

Foto: Kialunda Sozinho

Na ocasião, Dog Murras discutiu o tema “Ser africano na diáspora”,  seguido de um debate. A programação incluiu, ainda, momentos culturais com Eco de Gumbe, Embaixadafrica, Kisemba e As angolanas, além de espaços de poesia.

A atividade teve o apoio da Ação Jovem Angola e realização da Casa de Angola na Bahia e discentes angolanos da Unilab em São Francisco do Conde.

Foto: Kialunda Sozinho