Grupo de Pesquisa promove curso introdutório de paleografia

Data de publicação  22/04/2019, 15:46

No dia 7 de maio, o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, vai receber o “Curso introdutório de paleografia: adentrando os arquivos, decifrando os escritos”. A atividade acontecerá nos turnos da manhã e tarde, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O curso abordará do surgimento da escrita à herança ibérica, o manuseio de documentos, metodologia e desafios na paleografia e tipos de escrita, entre outros conteúdos. A programação inclui, ainda, oficina de leitura e transcrição.

De acordo com a equipe organizadora, a atividade se apresenta enquanto percurso introdutório acerca da paleografia e codicologia. O curso é organizado pelo grupo de pesquisa e extensão “O recôncavo baiano no mundo Atlântico: história, memória e patrimônio”, coordenado pelos professores Libania da Silva e Savio Queiroz.

Sobre a paleografia

Ciência fundamental no trato investigativo sobre documentos antigos e escritas perdidas ou dificuldades pelas normas ortográficas, a paleografia é primordial para historiadores, áreas afins e campos de conhecimento que circundam os registros escritos dos antigos e dos não tão antigos.