Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Curso de Licenciatura em Matemática da Unilab realiza sua primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso

Data de publicação  23/04/2019, 11:14
Postagem Atualizada há 5 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Manfinapul Blez, estudante guineense da Unilab | Foto: Icen/Unilab

Com a pesquisa “Campos de vetores conformes no Espaço Euclidiano”,  o estudante guineense, Manfinapul Armando Blez, do curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), realizou a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso, no início do mês de abril, em Redenção/CE.

Cerca de 60 pessoas, entre docentes, estudantes, pesquisadores e convidados) estiveram presentes na sessão de defesa do guineense. A coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática/Icen, a professora Danila Fernandes Tavares, abriu os trabalhos destacando a importância do momento para o Curso, que iniciou suas atividades em 2015 e está formando seus primeiros discentes para o mercado de trabalho.

Danila Tavares, professora do Icen/Unilab e coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática | Foto: Icen/Unilab

O estudante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), oriundo do continente africano, da Guiné-Bissau, país parceiro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), obteve destaque, no início deste ano, com a publicação do artigo científico “Generalizando ternos pitagóricos” na edição nº 98, da Revista do Professor de Matemática (RPM) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), sob a orientação do professor do Icen, João Francisco da Silva Filho (doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com enfase em Matemática Pura com ênfase em Geometria Diferencial).

A banca examinadora contou com a participação dos professores: Rafael Jorge Pontes Diógenes, coordenador acadêmico institucional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat/Unilab) e do professor do Departamento de Matemática da UFC, Ernani de Sousa Ribeiro Júnior, membro da Academia Brasileira de Ciências.

Defesa do TCC de Manfinapul Blez, com participação dos professores: Rafael Diógenes, João Francisco (Unilab) e Ernani Júnior (UFC)| Foto: Icen/Unilab

Curso de Licenciatura em Matemática

O curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), iniciou suas atividades em 2015, conforme Resolução n° 06/2014, de 07 de março de 2014. É focado no Magistério da Educação Básica, tem carga horária de 3.590 horas, regime semestral, com período integral (matutino e vespertino), divididos em nove semestres. O ingresso é através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), para brasileiros e Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros (PSEE), para estrangeiros. a Unilab oferece 50 vagas por seletivo anual.

Um dos pilares de atuação da instituição visa o estabelecimento de parcerias com órgãos públicos (em todos os níveis), assim como com o setor produtivo, aspirando à formulação de projetos pedagógicos que tenham forte inserção nos campos de atuação profissional, e a implantação e desenvolvimento de programas/projetos de pesquisa e Extensão articulados ao processo de ensino-aprendizagem, referenciados na realidade local do Maciço de Baturité e dos países parceiros, sobretudo no que diz respeito à demanda de docentes que atuem na educação básica na área de Matemática.

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat)

PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional, formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Categorias