Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Grupo de estudo “O recôncavo baiano no mundo atlântico” inicia atividades nesta terça (7)

Data de publicação  07/05/2019, 14:05
Postagem Atualizada há 5 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Tendo como temática as “Abordagens e métodos para uma história do Recôncavo no Mundo Atlântico”, o grupo de estudos O recôncavo baiano no mundo atlântico: história, memória e patrimônio começa hoje (7) as atividades de 2019.1, com o curso introdutório de Paleografia.

Os encontros acontecerão no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

O grupo tem o objetivo de realizar um levantamento de fontes e investigar as experiências de diferentes sujeitos em processos históricos entre os séculos XVIII e XX, com ênfase nas cidades de São Francisco do Conde e Santo Amaro, no contexto do mundo atlântico.

De acordo com a organização, o grupo também trabalha com pesquisa documental e oral em diferentes acervos, para coletar, sistematizar e constituir um material analítico sobre a história dos lugares, pessoas e instituições da região.

O grupo é coordenado pelos professores Idalina Freitas e Nuno Falcão, ambos do curso de História da Unilab, vinculados ao Instituto de Humanidades e Letras do Campus dos Malês (IHL), na Bahia. A equipe também é composta por estudantes do curso de História e Humanidades da Unilab e tem parceria com professores da Rede Municipal de São Francisco do Conde e Santo Amaro, além da Secretaria de Patrimônio Histórico de São Francisco do Conde e do Arquivo Público da Bahia.

Confira a programação de atividades para 2019.1:

Categorias