Egresso da Unilab/BA conquista vaga de mestrado em Economia Política Mundial na UFABC/SP

Data de publicação  14/05/2019, 13:46
Magnusson da Costa, egresso da Unilab/BA, conquista vaga de mestrado na UFABC/SP

Visando desenvolver a temática sobre o “Pan-africanismo e a política econômica africana no período de 1945 a 1991”, o estudante Magnusson da Costa, nascido em Guiné-Bissau, foi aprovado, em segundo lugar, no processo seletivo do mestrado do Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo.

O bacharel em Humanidades, concludente em 2016, do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, está cursando o último semestre de Licenciatura em História, sob orientação do professor Paulo Alves Junior. Matriculado na Unilab em 2014, integra o grupo dos primeiros estudantes do Campus dos Malês.

Segundo Fábia Ribeiro, professora veterana do IHL/Malês que acompanha a trajetória do discente desde o início de seu bacharelado, “a entrada de Magnusson no programa de Mestrado da UFABC coroa um esforço de docentes e discentes do Curso de História/IHL/Malês, em formar estudantes com uma visão crítica e descolonizada da realidade, e que, no caso dos estudantes africanos, possam contribuir com suas pesquisas para o desenvolvimento de seus países”, declarou a docente.

Para o guineense, “é a realização de um sonho, uma conquista para minha família, sendo o primeiro, até então, a ter um curso superior e para aqueles que vieram de onde eu vim; onde esgotaram todas as possibilidades de fracassar; onde não temos mais tempo para lamentar das coisas que não temos, de tão natural que é”, afirma Magnusson da Costa.

O estudante Magno é membro fundador de um dos grupos de pesquisa e extensão mais antigo dos Malês, o “BotAfala: Hip Hop, reconhecimento e paideia democrática”, coordenado pelo professor Marcos Carvalho Lopes, tendo sido bolsista por dois anos do Programa de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura (Pibeac).

Pós-graduação em Economia Política Mundial da UFABC/SP

O Programa foi aprovado pelo Comitê da Área Interdisciplinar da CAPES em 2017. O projeto pedagógico do PPG-EPM visa a formar profissionais para os setores público e privado, capazes de compreender e enfrentar, a partir de uma perspectiva histórica, regionalmente situada e ao mesmo tempo sistêmica, os grandes desafios do desenvolvimento mundial no século XXI.

Economia Política é o campo de pensamento que está na origem das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Por anteceder à fragmentação disciplinar do século XX, é também um ponto de partida importante para o estudo interdisciplinar dos grandes desafios do desenvolvimento mundial no século XXI.

Curso de Licenciatura em História da Unilab/BA

O Curso de Licenciatura de História tem como premissa, expresso em seu Projeto Pedagógico, trazer à tona princípios curriculares que norteiem ações basilares para a construção da cidadania, tais como a interculturalidade, a crítica ao eurocentrismo, a ênfase nas relações Brasil-África e na cooperação Sul-Sul, a indissociabilidade entre o saber e o fazer, a prática de pesquisa articulada à prática de ensino, o compromisso com a democratização do ensino e com a produção do conhecimento.