I Radinqui tem debates, intervenções e ampla participação da comunidade indígena, quilombola e interessados
Com o objetivo de acompanhar as ações afirmativas destinadas a indígenas e quilombolas, o Setor de Promoção de Igualdade Racial da Unilab promoveu, no último dia 16, a I Reunião Aberta de Acompanhamento de Discentes Indígenas e Quilombolas (I Radinqui).
A I Radinqui contou com a ampla participação de discentes indígenas, quilombolas, do público acadêmico e em geral. O encontro visou, em consonância com os objetivos da Comissão de Acompanhamento de Discentes Indígenas e Quilombolas da Unilab, trocar experiências com os estudantes indígenas e quilombolas durante o processo de sua formação acadêmica.
Na mesa inicial, estiveram presentes os membros da Comissão de Acompanhamento dos Discentes Indígenas e Quilombolas da Unilab.
O objetivo da comissão é acompanhar o processo de adaptação acadêmica bem como das políticas de permanência dos estudantes Indígenas e Quilombolas no âmbito da Unilab, para que seja um processo de qualidade e respeito às suas identidades, itens fundamentais para a obtenção de sucesso na universidade.
Na mesa institucional da I Radinqui, os participantes dialogaram sobre os desafios e as perspectivas dos editais específicos para discentes indígenas e quilombolas.
Os discentes indígenas e quilombolas estiveram representados em mesa formada por representantes dos cursos de Pedagogia, História e do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) da Unilab. Na ocasião, os relatos foram apresentados para público atuante e interessado.
Durante a atividade ocorreram inúmeras intervenções de discentes, professores e demais participantes. As trajetórias de vida de cada interlocutor, contadas por meio dos relatos envoltos em situações vivenciadas no cotidiano acadêmico e social foram elementos relevantes na I Radinqui.
Todas as demandas da I Radinqui foram escritas pela relatoria do Setor de Promoção da Igualdade Racial da Unilab e serão apresentadas em reunião a ser realizada em breve, com os integrantes da Comissão de Acompanhamento de Discentes Indígenas e Quilombolas da Unilab que, posteriormente, formulará um documento contendo os resultados do encontro. As pautas serão entregues à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) e à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no intuito de aperfeiçoar as ações afirmativas destinadas a esses grupos.