Festival das Culturas e Semana da África iniciam Atividades nesta quarta (22)

Data de publicação  21/05/2019, 14:32

Amanhã se iniciam as atividades do Festival das Culturas da Unilab. O evento chega à sua quarta edição como um dos maiores momentos de encontro e integração da diversidade de povos, juntando as culturas africana, indígena e nordestina.

De quarta a sexta-feira, a Unilab suspende as atividades acadêmicas (não deve haver aulas, avaliações ou outras atividades letivas durante o festival) e convida a comunidade universitária e a população da região do Maciço de Baturité e Recôncavo Baiano a participar de uma programação ampla contando palestras, oficinas, exposições e mais uma grande variedade de apresentações artísticas.

Além de palestras e oficinas, os destaques para o primeiro dia de festival ficam por conta da Feira Agroecológica Unilab, a partir das 10h no pátio de convivência do Campus da Liberdade, e o espetáculo QUE CABOCLO SÃO VOCÊS?! do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada da UFC. O Grupo é um projeto de extensão integrado ao curso de Música, interligado ao Programa da Secretaria de Cultura Artística da UFC.

Grupo Acadêmicos da Casa Caiada

Fundado em junho de 2008, o grupo vem desenvolvendo atividades voltadas ao ensino e à pesquisa no âmbito percussivo popular, aliado a propostas de formações artísticas. O 4º espetáculo cênico-percussivo intitulado “Que caboclos são vocês?!” busca estudar, conhecer e executar ritmos nordestinos, como cabocolinho, maracatu, boi, coco, samba, tendo como inspiração a Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, de 1938.

Junto ao IV Festival das Culturas, está ocorrendo a V Semana da África – Contemporaneidade Africana: Desafios e Perspectivas. Também nesta quarta (22), a V Semana da África terá sua abertura oficial às 9h no Auditório Didático da Liberdade, com atividades formativas e reflexivas no Campus da Liberdade durante todo o dia.

Confira aqui a programação completa das atividades desta quarta-feira, 22 de maio.