Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Projeto Agroecologia promove palestra em campanha nacional de produtos orgânicos
Por Equipe de Comunicação Unilab
Data de publicação
24/05/2019, 12:40

A campanha “Produto Orgânico – melhor para a vida” está em sua 15ª edição da Semana do Alimento Orgânico, visando consolidar sua característica como campanha permanente, reforçando o desenvolvimento de atividades e divulgação ao longo de todo o ano, assim como a integração com diversos eventos e outras campanhas correlacionadas com a temática da produção orgânica, da qualidade de vida, da sustentabilidade, da agrobiodiversidade, entre outros.
A campanha é coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com os Ministérios da Saúde; do Meio Ambiente; da Educação; da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, entre outras organizações governamentais e não governamentais, inclusive da Unilab, que fez parte da organização da campanha através de sua representação junto à CPORG (Comissão da Produção Orgânica no Estado do Ceará – CPOrg/CE).
Os objetivos da campanha são a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica. Princípios esses que buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde de todos e garantindo justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção.
O lançamento anual da campanha, que em 2019, foi fixado entre os dias 26 de maio e 01 de junho de 2019, com o slogan, “Qualidade e saúde do plantio ao prato”, pretende ressaltar como aspecto central os diversos princípios agroecológicos, a promoção da saúde, a segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida do trabalhador rural e do consumidor.
Outra abordagem importante é informar ao consumidor como reconhecer o produto orgânico nos diversos espaços de comercialização, para que participe como agente no controle da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança com os produtores. A programação conta com diversas atividades em todo o Ceará, a qual pode ser conferida no documento anexado.
Palestra na Unilab
Na próxima quinta-feira (30), a partir das 14h, no Auditório 2 do Campus das Auroras, em Redenção/CE, o Projeto Agroecologia Alimentando o Conhecimento vai promover a palestra: “Agroecologia na Universidade: o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido (NEPPAS) como elo do Campus ao Campo”, com o zootecnista Marcelo Casimiro Cavalcante, professor na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE).
Confira a programação e o site da Campanha!

Categorias