Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Projeto Agroecologia promove palestra em campanha nacional de produtos orgânicos

Data de publicação  24/05/2019, 12:40
Saltar para o conteúdo da postagem
A campanha “Produto Orgânico – melhor para a vida” está em sua 15ª edição da Semana do Alimento Orgânico, visando consolidar sua característica como campanha permanente, reforçando o desenvolvimento de atividades e divulgação ao longo de todo o ano, assim como a integração com diversos eventos e outras campanhas correlacionadas com a temática da produção orgânica, da qualidade de vida, da sustentabilidade, da agrobiodiversidade, entre outros.
 
A campanha é coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com os Ministérios da Saúde; do Meio Ambiente; da Educação; da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, entre outras organizações governamentais e não governamentais, inclusive da Unilab, que fez parte da organização da campanha através de sua representação junto à CPORG (Comissão da Produção Orgânica no Estado do Ceará – CPOrg/CE).
 
Os objetivos da campanha são a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica. Princípios esses que buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde de todos e garantindo justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção.

O lançamento anual da campanha, que em 2019, foi fixado entre os dias 26 de maio e 01 de junho de 2019, com o slogan, “Qualidade e saúde do plantio ao prato”, pretende ressaltar como aspecto central os diversos princípios agroecológicos, a promoção da saúde, a segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida do trabalhador rural e do consumidor.
 
Outra abordagem importante é informar ao consumidor como reconhecer o produto orgânico nos diversos espaços de comercialização, para que participe como agente no controle da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança com os produtores. A programação conta com diversas atividades em todo o Ceará, a qual pode ser conferida no documento anexado. 

Palestra na Unilab
 
Na próxima quinta-feira (30), a partir das 14h, no Auditório 2 do Campus das Auroras, em Redenção/CE, o Projeto Agroecologia Alimentando o Conhecimento vai promover a palestra: “Agroecologia na Universidade: o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido (NEPPAS) como elo do Campus ao Campo”, com o zootecnista Marcelo Casimiro Cavalcante, professor na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE).
 
Confira a programação e o site da Campanha!
Categorias