Unilab e Secretaria de Educação de Redenção/CE discutem acordo institucional para melhoria dos índices de aprendizagem escolar

Data de publicação  29/05/2019, 14:13
Assinatura do Acordo Institucional do Projeto “Quem Sabe Ensina!” entre a Unilab e a Prefeitura de Redenção/CE

Com intuito de formalizar um acordo institucional voltado à execução do Projeto “Quem Sabe Ensina!”, a Unilab, sob a responsabilidade do pró-reitor de Relações Institucionais (Proinst), Max César de Araújo, da Procuradoria da Unilab, representa por Pedro Rodrigues e da professora do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Geranilde Costa, juntamente com a comitiva da Prefeitura Municipal de Redenção/CE, composta por Davi Benevides, prefeito de Redenção/CE, Marisa Benevides, Ana Célia Diógenes, secretária  municipal de Educação, Jeane Rodrigues e Angela Abreu, assessoras técnicas, além do sub-procurador do município, Ícaro Coelho, no último dia 15 de maio, no Campus das Auroras, em Redenção/CE.

O Projeto “Quem Sabe Ensina!” será coordenado pela professora Geranilde Costa visando realizar ações compartilhadas entre Unilab e a Secretaria Municipal de Educação de Redenção/CE, para contribuir na melhoria do aprendizado de todos os estudantes do Ensino Fundamental I.

“Trata-se de um projeto que pretende garantir aprendizagem com excelência aos alunos da rede municipal de ensino de Redenção, nas áreas de leitura, escrita e de raciocínio lógico, com foco na prestação de serviço e acompanhamento pedagógico, além da melhoria dos índices de aprendizagem escolar”, esclarece a coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia no Ceará, Geranilde Costa.

As atividades de trocas de saberes diários realizadas pelo Projeto Quem Sabe Ensina! deverão acontecer no período de um ano, envolvendo educandos e voluntários responsáveis em promover e orientar estudos que associem teorias e práticas, condizentes à apropriação de competências e habilidades, numa perspectiva da multiplicidade de experiências e linguagens da educação e conhecimentos. Assim, esses estudos, vão acontecer nos espaços: Quem Sabe Ensina!, com sede nas escolas da rede pública de ensino do município de Redenção/CE.

Equipe da Unilab e da Prefeitura de Redenção/CE

Para a secretária de Educação, Ana Célia, o Projeto Quem Sabe Ensina! tem a intenção de atender aos estudantes de Ensino Fundamental I, do 2º ao 5º ano, que necessitam de acompanhamento pedagógico em leitura, escrita e raciocínio lógico.

Segundo Marisa Benevides, o Projeto Quem Sabe Ensina! fará a seleção e indicação dos estudantes a serem diretamente beneficiados, bem como de 98 discentes, do 8º e 9º ano, com elevado rendimento escolar para atuarem como monitores de aprendizagem que, por sua vez, serão acompanhados por dez bolsistas da Unilab, sob a orientação da professora Geranilde Costa e da Secretaria de Educação.

Dentre as ações do projeto, está prevista a Formação Continuada dos docentes do 2º ao 5º ano, além da publicação de um livro narrando a realização das etapas do projeto “Quem Sabe Ensina!”.

Nova parceria entre a Unilab/Proinst e a Prefeitura de Redenção/CE