Unilab participa da 3º Semana Nacional de Arquivos

Data de publicação  31/05/2019, 11:10

Nos próximos dias 5 e 6 de junho, a Unilab estará participando da 3ª Semana Nacional de Arquivos, que ocorre em várias instituições do Brasil em comemoração ao Dia Nacional do Arquivo – 9 de junho, sendo um período dedicado a eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural relacionados aos arquivos de todo o país. Seu objetivo é aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os valiosos trabalhos desenvolvidos.

O evento insere-se no calendário internacional de celebração do dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e segue o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA): Desenhando Arquivos. De acordo com o site nacional do evento, a intenção é colocar as pessoas no centro do fazer arquivístico, com vistas a integrar a sociedade promovendo um sentido de pertencimento. Essa abordagem oferece aos arquivistas e aos gestores de documentos e informações uma oportunidade de aproximar suas práticas das demandas socioculturais e políticas, demarcando de forma mais clara os arquivos como espaços de exercício pleno da cidadania. Esta edição da Semana Nacional de Arquivos propõe discussões sobre as estruturas, os processos e as entregas diretas das instituições arquivísticas para a sociedade e, desse modo, expressa conformidade com a declaração da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura, estabelecendo 2019 como o Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória.

Na Unilab

Está é a segunda vez que o evento acontece na Unilab. A programação local envolve oficinas, palestras e apresentações culturais. O evento é gratuito e as vagas são abertas à comunidade. Para o dia 6 de junho, quando está prevista a Visita Guiada ao Arquivo da Unilab, as vagas são limitadas (20) e é necessário realizar inscrição neste formulário.

Confira a programação completa:

Tema: Desenhando arquivos

Dias

local

13h – 14h

Abertura

Apresentação do Projeto de Extensão, Ações Educativas: Arquivo, Memória e Patrimônio.

Apresentação Cultural – Vozes da África

Auditório Didático – Campus da Liberdade

14h – 17h

Mesa redonda: Arquivos da luta, arquivos da cultura.

Palestrantes:

Marleide Nascimento, Mateus Tremembé, Franciscana Erê e Vozes da África.

Debatedor: Prof.Dr.Itacir Marques da Luz

9h – 10h

Visita guiada ao Arquivo da UNILAB

Total de 20 vagas

Campus das Auroras

14h – 17h

Mesa redonda: Entre o papel e o digital – estratégias para a gestão de documentos na UNILAB.

Palestrantes:

Profa. Dra. Jacqueline da Silva Costa, Coordenadora do BHU

Prof. Dr. Edson Holanda, Pró-Reitor de Graduação

Adelmária Ione dos Santos, Arquivista UNILAB/BA

Debatedoras:

Josely de Sousa Alves – Chefe do Arquivo UNILAB/CE e

Irany Rodrigues Barbosa- Técnica em Arquivo/UNILAB/CE.

Auditório Didático – Campus da Liberdade