Aberto o prazo de inscrição e submissão de trabalhos da I Semana de Relações Internacionais do Campus dos Malês/BA

Data de publicação  12/06/2019, 08:58

As inscrições e o prazo para submissão de trabalhos estão sendo recebidas até dia 21 (sexta-feira) de junho, aos interessados em participar da Semana de Relações Internacionais, organizada pelo Curso de Bacharelado em Relações Internacionais, do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

A primeira edição do evento acontecerá dias 8, 9 e 10 de julho, com a temática: “Desafios da Democracia e dos Direitos Humanos no Sul Global”. A ascensão do nacionalismo populista e da nova direita transnacional tem produzido profundos impactos na geopolítica contemporânea, com efeitos na economia global e no funcionamento das organizações internacionais. Em várias partes do mundo, as novas formas de se fazer política adquiriram força nas redes e tecnologias da comunicação, e ganharam simpatizantes numa crescente onda da opinião pública que se opõe a pautas sociais duramente conquistadas no decorrer do século XX.

O público-alvo abrande estudantes, profissionais, ativistas e representantes de Organismos da Sociedade Civil. Inscrições são gratuitas pelo site do evento

As modalidades para a submissão de trabalhos são: Resumo Expandido e Artigo, com áreas temática em: Cooperação Internacional, Organizações Internacionais e Integração Regional; Política Internacional, Política Externa e Segurança Internacional; Direitos Humanos, Raça, Gênero e Migrações e Diálogos Interdisciplinares.

O edital de Monitoria Voluntária está com inscrições abertas. Serão distribuídas 20 vagas para trabalhar na monitoria voluntária, onde 15 vagas serão priorizadas para os estudantes de Relações Internacionais e as outras 5 para os demais cursos. Os alunos que irão trabalhar como monitores voluntários também poderão realizar a inscrição na I Semana de Relações Internacionais como participantes, ficando a atuação dos monitores definida entre sua participação e o apoio em atividades em locais a serem confirmados posteriormente, bem como no auxílio à Comissão Organizadora da I Semana de Relações Internacionais. Confira as instruções do Edital no site do evento.

Outras informações com a Comissão Organizadora do Evento (semanaderiunilabmales@gmail.com).

Sobre o Bacharelado em Relações Internacionais

O curso se insere no segundo ciclo de formação da Unilab, também chamado de “Terminalidades”, é opcional aos egressos do Bacharelado em Humanidades (BHU) e são alocados no Instituto de Humanidades e Letras (IHL), no Campus dos Malês. O Projeto Político Pedagógico de Relações Internacionais (RI) propõe ser um curso presencial, com concentração diurna e noturna. São oferecidas 80 vagas anuais, com o objetivo de proporcionar uma formação teórico-conceitual e técnico-prática.

O curso reflete o caráter interdisciplinar do seu campo de estudo, integrando componentes de Economia, Ciência Política, História, Geografia, Sociologia, Direito, Antropologia e Filosofia. Nesse sentido, a proposta se encaixa na abordagem interdisciplinar do projeto da Unilab.