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Curso de Sociologia da Unilab realiza ações em escolas de Ensino Médio no Ceará

Data de publicação  13/06/2019, 11:10
Postagem Atualizada há 6 anos
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Estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Jose Ivanilton Nocrato, município da Guaiúba/CE | Foto: Joana Röwer

Viabilizando ações e atividades em algumas escolas de Ensino Médio do Ceará, a equipe do curso de Licenciatura em Sociologia da Unilab buscou a integração entre docentes da instituição e estudantes na promoção e realização da III Semana de Sociologia da Escola de Ensino Médio Doutor Brunilo Jacó (Redenção/CE) e da primeira edição da Semana de Sociologia das Escolas do Maciço de Baturité/CE, ocorridas no final de maio e inicio de junho deste ano.

Coordenada pela socióloga e professora do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Joana Elisa Röwer, as ações abrangeram estudantes da Escola de Ensino Médio Doutor Brunilo Jacó (Redenção), Escola Estadual de Educação Profissional Jose Ivanilton Nocrato (Guaiúba), Escola de Ensino Médio Almir Pinto (Aracoaiba), além das convidadas: Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria do Carmo Bezerra (Acarape),  Escola de Ensino Médio Padre Saraiva Leão (Redenção) e Escola de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa (Redenção).

Abertura do evento no Campus das Auroras, com participação dos estudantes da EEM Almir Pinto (Aracoaiba/CE) | Foto: Joana Röwer

Segundo a professora, especialista em Gestão Educacional, Joana Röwer, este evento foi de caráter inédito, em termos de debate sobre a sociologia e temas sociológicos no ensino secundário no Brasil e na relação com a universidade, que envolveu seis escolas em quatro municípios. Teve o propósito de “desenvolver a reflexão sobre o ensino de sociologia na educação básica, frente a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) e a nova BNCC (2018), e mostrar possibilidades de pesquisa e atuação das ciências sociais para os estudantes do ensino médio, assim como, aproximar escola e universidade”, declarou Joana.

Participação dos estudantes da EEEP Ivanilton Nocrato (Guaiúba/CE) | Foto: Joana Röwer

Participaram dessa ação, dialogando nas escolas com os estudantes
e professores, os docentes dos cursos, vinculados ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab), de Licenciatura em Sociologia, Antropologia e do Curso de Humanidade. Entre os componentes da mesa de abertura, a professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) e coordenadora do Programa de Residência Pedagógica (PRP/Unilab), Elisângela André da Silva Costa.

Além das atividades nas escolas, momentos conjuntos entre as escolas foram realizados no Campus das Auroras/Unilab, em Redenção/CE. O evento também contou com outros participantes, como: Guilherme Sampaio, vereador de Fortaleza e ex-secretário estadual de Cultura e da professora e assessora parlamentar, Érica Pontes.

Participantes da Mesa de Abertura | Foto: Joana Röwer

Sobre as ações

A primeira ação teve início no ano de 2017 na EEM Dr. Brunilo Jacó, com o professor João Paulo Freitas Gomes; Em 2018, a 2ª edição, estudantes desta escola participaram de ações nos campi da Unilab/CE; e, neste ano (2019), com a parceria das escolas e do Programa de Residência Pedagógica em Sociologia (EEM Dr. Brunilo Jacó, EEM. Almir Pinto e EEEP Ivanilton Nocrato) e com os professores das escolas: Maria Olga Almeida Lima Caracas e Rafael Rosário Nogueira. O evento ganhou nova dimensão e se estendeu a outras escolas do Maciço de Baturité.

Assim, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Prograd) de Sociologia, sob a coordenação do Prof. Lucas Souza que atua na EEEP Adolfo Ferreira de Sousa e demais escolas que recebem os estagiários de Sociologia, EEEMTI Maria do Carmo Bezerra e EEEMTI P. Saraiva Leão se inseriram nessa ação. Essa ação conjunta conta também com a coordenação da professora Joana Röwer, atual coordenadora do Estágio Supervisionado em Sociologia e do PRP de Sociologia.

O objetivo dos envolvidos é a continuidade desse evento abarcando/abraçando nos próximos anos outras escolas de ensino médio do Maciço de Baturité aproximando universidade e escola, contribuindo na compreensão da importância da sociologia na formação dos jovens estudantes e fortalecendo o protagonismo dos estudantes e professores das escolas básicas da nossa região.

Professora Olga Caracas (EEM Almir Pinto), discentes: Valeriano Dju, Besna Mané, Medilanda Tubento, Nico Co, Mamadu Indjai (PRP Sociologia) e a professora Joana Röwer

Projetos: Semana de Sociologia da Escola Brunilo Jacó e Semana de Sociologia das Escolas do Maciço de Baturité

Segundo a coordenadora, a importância reside em oito principais pontos: Primeiramente na reflexão sobre os sentidos e a potencialidade dos conhecimentos sociológicos na formação dos jovens estudantes do ensino médio; na ampliação do alcance da universidade na comunidade escolar e, no processo de interiorização, para além da realização dos estágios, mas também na construção de outras formas de intervenção e qualificação do ensino; auxilia no desenvolvimento do protagonismo das professoras e professores das escolas, pois estes estão a frente na organização das ações; permite que os estudantes no curso de formação de professores em sociologia vivenciem práticas de ensino-aprendizagem que extrapolam o espaço da sala de aula;

Além de viabiliza o diálogo entre as professores e professores de sociologia das escolas do Maciço de Baturité; permite que os estudantes do ensino médio entrem na universidade experienciando a mesma com aulas e dinâmicas e, não somente para conhecer suas estruturas; incita o repensar da prática docente de professores do curso de licenciatura, na medida em que, se dialoga com as juventudes, que constitui o grupo no qual os futuros professores aqui formados irão atuar; e de aproxima a universidade dos jovens estudantes ao dialogarem diretamente com os professores da instituição”, explicou Joana Röwer, professora do IH/Unilab.

Ação na EEM Dr. Brunilo Jacó (Redenção/CE) | Foto: Joana Röwer
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