Unilab/CE receberá o X Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, dias 26 e 27

Data de publicação  14/06/2019, 13:35

Em 10 anos, muita coisa se pode comemorar quando se fala do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin). e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), vai receber a mostra de audiovisual do Festin nos dias 26 e 27, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Unilab / Redenção / CE

Dia 26/06
Sessão 1) 9h30 às 11h – Açúcar – Brasil, 2017, 88 min., Ficção
Sessão 2) 14h às 15h15 – Zenaida – Cabo Verde, 2015, 66 min., Ficção

Dia 27/06
Sessão 1) 9h30 às 11h30
sessão 2) 14h às 16h
Misantropo – Portugal, 2017, 13 min., Ficção – Drama
Tara Bandu – Timor-Leste, 2017, 26 min., Documentário
Percursos – Angola, 2017, 19 min., Documentário
Vestindo a Religião – Moçambique, 2017, 13 min., Documentário
Mina Kiá – São Tomé e Príncipe, 2017, 20 min., Ficção – Drama
Hora di Bai – Hora de Partida – Cabo Verde, 2017, 24 min., Documentário

Inscrições para escolas através e outras informações pelos emails: (coord.arteecultura@unilab.edu.br) ou (lucianomorais@unilab.edu.br).

Sobre o FESTin

O FESTin tem a missão de difusão e o desenvolvimento do cinema nos países de língua portuguesa, reconhecendo o estado assimétrico desta arte em cada um deles, porém valorizando as origens históricas e culturais dos países, além do fortalecimento e ampliação dos vínculos existentes.

O Ceará vai receber a Itinerância do FESTin Festival que completa seus 10 anos. Desta forma, para alcançar um público cada vez mais amplo, desde a sua origem, em 2010, o FESTin realiza itinerâncias em Portugal, outros países europeus e também além-mar.

Por ocasião de sua 10ª edição, o FESTin ancora mais uma vez no estado do Ceará, agora nas cidades de Fortaleza, Redenção, Quixadá e Aracati. Variados espaços exibirão longas e curtas-metragens de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.

FESTin-Ceará – exibição de longas e mostras de curtas

O FESTin-Ceará exibirá 04 longas e duas mostras de curtas. A mostra “Sotaques da Língua Portuguesa” composta de seis filmes para adolescentes e jovens. A Mostra “FESTinha 10 anos”, com 52 minutos de filmes lúdicos e encantadores para crianças de 03 a 07 anos.

O Festival propõe discutir o futuro do cinema e a sua contribuição como linguagem artística para a compreensão e a prática dos direitos humanos, da cidadania e da inclusão social. Os encontros realizados paralelamente à mostra cinematográfica procuram, desde a sua primeira edição, aproximar realizadores experientes a futuros cineastas e interessados nessa linguagem artística.

Através do FESTin procura-se, ainda, a promoção e o estímulo das artes audiovisuais através do intercâmbio cultural, de modo que sejam celebrados encontros entre as diferentes expressões dos países lusófonos.

Confira a Programação da Mostra Audiovisual do FESTin-CE 2019!