Unilab e Pulso Engenharia realizam treinamento e capacitação em Sistemas Fotovoltaicos

Data de publicação  21/06/2019, 15:15

A equipe de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do Projeto ENEL/UNILAB, em com conjunto com a empresa Pulso Engenharia, realizará treinamento e capacitação em Sistemas Fotovoltaicos. O referido curso é mais uma das ações oriundas do projeto vencedor da chamada pública ANEEL nº 001/2016, que contemplou o Campus das Auroras com a instalação de uma usina solar fotovoltaica.

As ações de treinamento e capacitação propostas visam estimular e consolidar as práticas de eficiência energética nas instalações da instituição, bem como difundir seus conceitos, garantindo a permanência, fixação de conhecimento e ampliação de ações de eficiência energética a nível regional.

O curso é composto por aulas teóricas e práticas, apresentando os seguintes conteúdo: Fundamentos da Energia Solar Fotovoltaica; Principais Equipamentos que Pertencem ao Sistema On-Grid e Diferenças Entre os Sistemas On-Grid e Off-Grid; Instalações e Equipamentos; Requisitos para Acesso à Concessionária; Visão do Mercado de Energia Solar no Brasil; Apresentação da Melhor Solução para a Situação Apresentada e Análise de Viabilidade Financeira.

A primeira parte do curso, que consiste nos aspectos teóricos, será ofertada durante a Semana de Engenharia de Energias (III SENGE), nos dias 25 (13h às 17h), 26 (13h às 17h), 27 (8h às 12h) e 28 (8h às 12h). As datas relacionadas ao conteúdo prático/financeiro do curso serão divulgadas em breve.

Serão ofertadas 50 vagas e o público-alvo consiste em estudantes de engenharia e afins, profissionais da área do setor, servidores técnicos e professores da instituição, comunidade acadêmica e público em geral.

Sobre as Inscrições:

Para inscrever-se é necessário comparecer até o final do expediente de 24/06 na secretaria do curso de Engenharia de Energias (Campus das Auroras, Bloco B, sala 328) para cadastro em lista de espera. Salienta-se que a confirmação de participação será por ordem de inscrição e que participantes da III SENGE já inscritos no referido curso terão prioridade.

A emissão de certificado referente ao curso completo (aspectos teóricos e práticos) está condicionada a pelo menos 75% de presença.

Sobre os Instrutores:

Henrique Tavares Ferreira

Possui graduação em Engenharia Elétrica(2000), MBA em gestão de negócios em Energia (FGV 2004) e mestrado em energia (USP 2008). Foi engenheiro de aplicação na Stemac grupo geradores, gerente de projetos na Coelce, plant support manager na Alstom Power. Atualmente é Diretor presidente da Pulso Engenharia.

Herminio Miguel de Oliveira Filho

Possui graduação(2007), mestrado(2010) e doutorado(2015) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente é Professor Efetivo do curso de Engenharia de Energias da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, além de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente – PGEA-IEDS-UNILAB e pesquisador do Grupo de Processamento e Planejamento de Energia Elétrica – GProPEE-UNILAB. É membro e conselheiro fiscal da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência – SOBRAEP e membro da IEEE Power Electronics Society – IEEE-PELS.