Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab e IFCE firmam parceria com Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão “O apagamento do negro na terra do sol: rumos da educação e cultura afro-brasileira no Ceará”

Data de publicação  26/06/2019, 09:46
Saltar para o conteúdo da postagem
Presença dos representantes dos Institutos Federais de Educação do Ceará | Foto: Arilson Gomes

Nesta terça-feira (25) a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) firmaram um Acordo de Cooperação entre a Unilab referente ao Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão, intitulado: “O apagamento do negro na terra do sol: rumos da educação e cultura afro-brasileira no Ceará”, no evento de lançamento do projeto proposto, realizado no Auditório do Didático do Campus Liberdade, em Redenção/CE.

Cooperação, este é o objetivo do Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão “O apagamento do negro na terra do sol: rumos da educação e cultura afro-brasileira no Ceará”, coordenado pela professora do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Vera Rodrigues, juntamente com outros professores do IH/Unilab, Arilson dos Santos e Patrício Carneiro, membros da equipe proponente do projeto, conta com a participação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis/IFCE); da Pró-Reitoria de Extensão do IFCE; do Centro de Estudos Interdisciplinares Africanos e das Diásporas (CeiÁfrica/Unilab e do Setor de Promoção da Igualdade Racial (Sepir/Unilab).

A abertura do evento foi marcada pela apresentação do sarau poético e roda de batuque “Raizes do Quilombo” formado por estudantes quilombolas da Unilab.

Apresentação cultural dos discentes quilombolas da Unilab | Foto: Arilson Gomes

Estiveram presentes para firmar o Acordo de Cooperação, o diretor do Campus IFCE/Maranguape/CE, Robson Siqueira, o representante da Proinst/Unilab, Pedro Henrique Rodrigues, a pró-reitora de Extensão do IFCE, Zandra Dumaresq, a representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFCE, Anna Erika Ferreira Lima, a coordenadora do projeto, professora do IH/Unilab e também representante do CeiAfrica, Vera Rodrigues, além do professor e diretor do IH/Unilab, Carlos Henrique Lopes Pinheiro.

Representantes da Unilab e do IFCE no lançamento do Acordo de Cooperação | Foto: Arilson Gomes

Para Vera Rodrigues, doutora e mestre em Antropologia Social, a importância do projeto para a Unilab está na articulação entre dois pontos de suas diretrizes: o fortalecimento das parcerias institucionais no âmbito da educação e a interiorização. “Esses pontos são alcançados pelo projeto pela parceira com o IFCE em nível regional. Nosso projeto deverá alcançar diversos campi do IFCE envolvendo professores(as) e estudantes vinculados aos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis). Além disso, a Unilab cumpre com seu papel de evidenciar a diversidade sociocultural de matriz afro-brasileira e sua contribuição para a sociedade contemporânea”, declarou a professora do IH/Unilab.

A equipe proponente do projeto é formada pelos professores do Instituto de Humanidades da Unilab, Patrício Carneiro Araújo, Vera Rodrigues e Arilson dos Santos Gomes, do colegiado de Antropologia e de Humanidades.

Equipe proponente do Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão, intitulado: “O apagamento do negro na terra do sol: rumos da educação e cultura afro-brasileira no Ceará”

A cooperação acadêmica do projeto orienta-se por uma proposta de difusão do patrimônio material e imaterial, bem como da valorização da diversidade cultural, por meio da promoção, educação e cultura afro-brasileira desenvolvidas no estado do Ceará.

Entre os objetivos que serão desenvolvidos, estão: o mapeamento e registro documental de manifestações socioculturais de matriz afro-brasileira, tais como comunidades quilombolas, terreiros, movimentos sociais e clubes negros na capital e interior do Ceará, além do interessa na formação de uma rede de pesquisadores(as) e extensionistas, a partir dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis/IFCE) presentes nos campi da região central (Fortaleza) e interior do estado do Ceará.

Na atividade estiveram presentes os Neabis/ IFCE dos Campus Acaraú, Camocim, Ubajara, Caucaia, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Iguatu, Jaguaribe, Fortaleza, Sobral, Paracuru, Acopiara, Maranguape e Baturité

Professoras Vera Rodrigues e Kelma Felipe, além do ganhador do livro sorteado no evento.

A atividade foi encerrada com um lanche comunitário e sorteios de livros, com a presença de Kelma Felipe da CAD (Coordenadoria de Acessibilidade e Diversidade étnico-racial do IFCE).

Categorias