Unilab promove I Encontro de Educação Especial e Inclusiva

Data de publicação  28/06/2019, 10:41

Nas próximas quartas-feiras (dias 3 e 10 de julho), nos Campi do Ceará, a Unilab vai promover a primeira edição do Encontro de Educação Especial e Inclusiva.

A proposta é discutir com toda a comunidade sobre a importância da Educação Inclusiva e Educação Especial na perspectiva dos Direitos Humanos, além de conhecer as Relações entre Brasil e Angola no trato da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e apresentar experiências do Setor de Acessibilidade da Unilab junto a pessoas com deficiência auditivas.

Os encontros são direcionados aos docentes, estudantes e TAEs da Unilab e também aos professores, gestores e técnicos da Educação Básica de todo o Maciço de Baturité/CE.

As atividades serão organizadas pela professora do Instituto de Humanidades (IH/Unilab) e coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia no Ceará, Geranilde Costa e estudantes da componente curricular – Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, do Curso de Pedagogia da Unilab.

Em outras abordagens, divulgarão as pesquisas que trataram de Educação Inclusiva e Especial voltadas a pessoas com deficientes e tecnologias assistivas; Socializar a experiência do Projeto de Educação de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Redenção, como também, expor experiências de docentes e estudantes deficientes da Unilab.

Programação:

Dia 3 de julho

Manhã – Campus da Liberdade – Auditório Bloco Didático, em Redenção/CE

8h15 – Abertura do Evento
Professora Dra Geranilde Costa e Silva
Comissão de Organização do Evento

8h30 – Apresentação Cultural

9h – Tema: “Relações Brasil e Angola no trato da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva” com a professora Dra Francisca Geny Lustosa (UFC).

– Saudação Ministério da Educação de Angola – vídeo

10h – Tema: “Experiências do Setor de Acessibilidade da Unilab” – Sra Monaliza Ribeiro Mariano, Sra Tamara Vieira da Silva e Sr Rafael de Brito Cipriano

11h – Tema: “Pesquisas nas áreas de pessoas com deficiências e tecnologias assistivas” com a professora Dra Monaliza R. M. Grimaldi

TARDE – Unidade Acadêmica dos Palmares – Bloco III (Térreo), em Acarape/CE

14h – Tema: “Ser docente, ser estudante com deficiência na Unilab: trajetórias de pessoal e acadêmica”; “Ser docente com deficiência auditiva na Unilab: trajetórias de pessoal e acadêmica” com a professora Mestre Vanessa Nogueira (Letras/Unilab).

14h30 – Tema: “ Ser estudante com deficiência na Unilab: trajetórias de pessoal e acadêmica”, com os estudantes da Unilab: Francisco Manoel Santos (Pedagogia), João Marcos Santos (História), Necília Ferreira (curso de Humanidades), Leonardo Jorge (Administração) e Salomão Batista (Engenharia de Energias).

Dia 10 de julho

Tarde – Unidade Acadêmica dos Palmares – Bloco III (Térreo), em Acarape/CE

14h – Abertura do Evento

14:15h – Apresentação Cultural Banca “Pisada Especial” do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Horizonte/CE.

– Palestra com o tema: “Experiências do Projeto de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Redenção/CE, com a psicóloga e coordenadora do projeto, Marcela Lima.

– Relatos de Estudantes bolsista da Unilab participantes do projeto em questão e relatos de mães de estudantes atendidos pelo projeto.