Abertas inscrições para curso de “Introdução aos Estudos de África e Diáspora Africana no Brasil”

Data de publicação  16/07/2019, 09:27

O Grupo de estudos História da África e da Diáspora Africana nas Américas vai promover o curso de extensão “Introdução aos Estudos de África e Diáspora Africana no Brasil”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a linha de pesquisa Ensino de História nos Espaços Lusófonos e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Santo Amaro.

O curso é destinado a professores e demais interessados em ampliar os conhecimentos sobre o continente africano e a sua importante herança na história do Brasil e, em particular, do Recôncavo Baiano.

As inscrições estão abertas até 20 de julho e deverão ser feitas da seguinte forma: professores da rede de Santo Amaro farão as inscrições diretamente na coordenação de suas escolas, por meio do preenchimento de formulário de inscrição. Demais interessados deverão enviar este formulário de inscrição para o e-mail fapesbprojeto@gmail.com, aos cuidados de Sene Carlos Indjai. São oferecidas 50 vagas.

Confira aqui a ementa, conteúdo programático e demais informações.

Dúvidas poderão ser esclarecidas através do telefone (75) 99168-4483 com Malena Lima, coordenadora de Ensino Fundamental II da Secretaria de Educação de Santo Amaro ou pelo e-mail: 92sene@gmail.com, com Sene Indjai.

O curso é coordenado pelas professoras Fábia Ribeiro e Idalina Almeida e será ministrado por professores convidados e estudantes do curso de História da Unilab. Com duração de 40 horas e aulas aos sábados, das 9h às 12h, as aulas devem ter início no dia 3 de agosto.

“O curso pretende oferecer instrumentais de trabalho para que profissionais da educação e de outras áreas possam desenvover um olhar crítico e descolonizado sobre temas e dinâmicas históricos que unem as duas margens do atlântico”, explica a organização.

A atividade tem o intuito de estender a ação da Unilab e fortalecer a parceria com a Prefeitura de Santo Amaro, que, segundo Geovannice Vigas, diretora de departamento de programas e projetos, celebrou um Termo de Cooperação Técnica com a Unilab visando ao desenvolvimento local e territorial, através da ampliação de vagas nos cursos de formação inicial, continuada e extensão e realização de projetos para os munícipes de Santo Amaro. Com esta parceria, a Prefeitura de Santo Amaro também disponibiliza vagas de estágio para estudantes da Unilab e veículo para o transporte de alunos/as residentes em Santo Amaro.

A equipe de trabalho é composta pelos estudantes: Elzira Sá, Eurizando Gomes Caomique, Ludmilla Martins Gomes Da Silva, Sene Carlos Indjai, Vera Lúcia Bispo, Zinha Nanque e Silvia Diana Bispo.