Pesquisador da Unilab e grupo da UFC são capa da Revista Química Nova

Data de publicação  07/08/2019, 09:57

A capa da Revista Química Nova (Volume 42, Nº 7, 2019), publicação da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), estampou o artigo escolhido pelos editores da revista: “DESIGN OF IMMOBILIZED ENZYME BIOCATALYSTS: DRAWBACKS AND OPPORTUNITIES”, desenvolvido pelo grupo do professor e coordenador do curso de Engenharia de Energias do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), José Cleiton Sousa dos Santos e estudantes de doutorado da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em resumo, a pesquisa relata uma revisão sobre os processos enzimáticos que são cada vez mais destacados, principalmente na síntese de produtos químicos com alto valor agregado.

O artigo científico foi orientado e desenvolvido em conjunto entre o professor do IEDS/Unilab, José Cleiton, que atua como professor permanente do PGEQ/UFC e como professor colaborador no PPGQ/UFC e com os estudantes de Doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química (PGEQ/UFC), Carla Luzia Borges Reisa, Emerson Yvay Almeida de Sousa, Juliana de França Serpa, Ravena Casemiro Oliveira e do programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ/ UFC), programas com nota de avaliação  seis (6,0) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Sobre a pesquisa

A imobilização enzimática pode melhorar os processos biocatálicos industriais. A imobilização de enzimas proporciona a produção de biocatalisadores eficientes e estáveis, possibilidade de reutilização e fácil purificação dos produtos, quando comparados às enzimas livres. Há uma pesquisa crescente para métodos mais eficientes de imobilização enzimática.

Neste contexto, a escolha da estratégia de suporte e imobilização pode melhorar significativamente as propriedades enzimáticas finais. Neste trabalho de revisão, objetivamos discutir a versatilidade do desenho de enzimas imobilizadas, focando nas oportunidades e desvantagens para cada método apresentado. Eles discutiram o recente desenvolvimento de métodos e aplicações de imobilização de enzimas relacionando as propriedades finais dos biocatalisadores produzidos com os objetivos desejados.

Revista Química Nova (Volume 42, Nº 7, 2019): “QN-2019-0015.R2-DESIGN OF IMMOBILIZED ENZYME BIOCATALYSTS: DRAWBACKS AND OPPORTUNITIES“.