IV Roda de Conversa dos Estágios Supervisionados do Curso de Sociologia/Unilab promoveu aprendizagem e conquistas de desafios nos estágios desenvolvidos nas escolas do Maciço de Baturité/CE

Data de publicação  09/08/2019, 15:51
IV Roda de Conversa dos Estágios Supervisionados (IH/Unilab) com os professores: Edna Alves, Maria Olga Caracas, Joana Röwer e João Paulo Gomes, em Redenção/CE

O Curso de Licenciatura em Sociologia, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab), promoveu, entre os dias 15 de julho a 05 de agosto, a quarta edição da Roda de Conversa dos Estágios Supervisionados, com a temática “Narrativas e Experiências, Resistências e Enfrentamentos”, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

A coordenação dos eventos ficou a cargo da equipe do Curso de Licenciatura em Sociologia, Área de Estágio Supervisionado em Sociologia, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Sociologia e o Programa Pulsar do Curso de Sociologia, vinculado à Pró-Reitoria Graduação (Pulsar/Prograd/Unilab).

Conforme cronograma, foram realizados quatro encontros com professores de Sociologia da rede estadual de ensino, que atuam nos municípios de Acarape, Aracoiaba, Redenção e Fortaleza, e também, com a participação de discentes do curso de Sociologia.

O professor de Sociologia na rede de Centros de Educação de Jovens e Adultos do Ceará (CEJAs), Marcelo da Silva Ribeiro, trouxe a experiência de atuar na EJA. Já o professor de Sociologia/Filosofia do ensino público estadual no Ceará, José Anchieta de Souza Filho, tratou sobre a importância do ensino de Sociologia para as juventudes.

O assistente técnico que atua na Coordenação em Educação de Tempo Integral, vinculado à Secretaria de Educação e Cultura do Ceará (COETI/SEDUC-CE), professor Newton Malveira Freire, relatou sua pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia em Rede Nacional (UFC), que aborda os impactos do ensino de Sociologia no Maciço de Baturité.

As acadêmicas do curso de Licenciatura em Sociologia, Estelany Silveira Soares e Medilanda Amós Tubento, falaram sobre suas experiências, das aprendizagens e dos desafios dos estágios nas escolas da região.

Como também, a professora da EEMTI Maria do Carmo de Bezerra/Acarape, Edna Alves e o professor da EEM Dr. Brunilo Jacó/Redenção, João Paulo Freitas Gomes e a professora da EEEM Almir Pinto/Aracoiaba, Maria Olga A. L. Caracas contribuíram muito, apontando os caminhos e ações ainda necessárias para a qualificação dos estágios nas escolas e para a formação docente.

Já os professores Igor Monteiro, Joana Röwer e Lucas Souza, professores do curso de Licenciatura em Sociologia (Unilab/CE), compuseram um momento de diálogo com discentes do curso, relacionado suas experiências como professores e currículo de Sociologia.

No último encontro, deu-se a apresentação do livro “Sociologia e Educação: Debates Necessários” organizado por Cristiano Bodart (Editora: Café com Sociologia, 2019), que conta com a participação dos professores: Joana Röwer, M. Alda de Sousa Alves e João Paulo Freitas Gomes, com o texto “Escola e formação docente: narrativas plurais”, uma escrita conjunta que
aborda os estágios supervisionados em Sociologia em nosso contexto de formação e atuação.