I Encontro de Geociências da Unilab está com inscrições abertas

Data de publicação  16/08/2019, 11:13

As inscrições estão abertas até esta segunda-feira (18) para os interessados em participar da primeira edição do Encontro de Geociências da Unilab (Encogeo,  com a temática “Uso de geotecnologias no semiárido brasileiro”, que acontecerá dia 29 (quinta-feira), no Campus das Auroras, em Redenção/CE.

A promoção do evento é do Núcleo de Estudos em Topografia e Geoprocessamento (Topogeo), juntamente com os estudantes da disciplina de geoprocessamento, curso de Agronomia da Unilab, vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), com atividades de: palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e exposições de conteúdos distribuídos pelo campus.

Inscreva-se AGORA

A submissão dos trabalhos será recebida exclusivamente pelo site do evento até dia 22 de agosto.

Os minicursos acontecem no turno da tarde com as seguintes temáticas: elaboração de mapas a partir do MDE no QGIS; Uso do GPS em atividades agrícolas e ambientais; Mapeamento do café no Maciço de Baturité; Aquisição e interpretação de imagens de satélite e Estação total: aplicações em Topografia.

9h – Cerimônia de Abertura / Apresentação cultural

​10h – Palestra sobre o “Uso de geotecnologias sociais no apoio a gestão fundiária e governança agrária no território nacional” com Deodato do Nascimento Aquino, engenheiro agrônomo, mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem) e doutor em Engenharia Agrícola na área de concentração: Manejo de Bacias Hidrográficas no Semiárido pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Além de ser perito federal agrário na superintendência do Ceará do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e membro titular do Comitê da Reserva Biosfera da Caatinga do Estado do Ceará e membro do Conselho Interinstitucional de Educação Ambiental do Ceará.

De 13h às 16h – apresentação de Minicursos:

– Elaboração de mapas a partir do MDE no QGIS – Túlio Viana Bandeira (UECE)

– Uso do GPS em atividades agrícolas – Josilene Barbosa Ferreira (Unilab)

– Mapeamento do café no Maciço de Baturité – Max Ferreira dos Santos (UFC)

– Estação total: aplicações em Topografia – Professora do IDR/Unilab, Rafaella da Silva Nogueira.

14h – Geotecnologias aplicadas ao estudo de recursos naturais – Cemila Pansera (UFC)

16h – Sessões de Pôsteres. Coordenador: Fred Denilson Barbosa (Unilab)

17h30 – Palestra sobre o “Uso de drones em levantamentos ambientais” com Iderlan Medeiros de Brito Alves, tecnólogo em “Tecnologia em Saneamento Ambiental” e diretor da empresa do Grupo Transitar e Associados (GTA), empresa de projetos executivos de infraestrutura viária e civil.

18h30 – Encerramento das atividades / Entrega dos certificados de Menção Honrosa

Outras informações pelo e-mail da comissão organizadora (encontrodegeociencias19@gmail.com).