Fundada Unidade Regional Maciço de Baturité/ABECS

Data de publicação  26/08/2019, 14:22

Foi formalizada a fundação da Unidade Regional Maciço de Baturité (UR-Maciço de Baturité/ABECS), no último dia 19, nas dependências da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no município de Redenção/CE.

Os objetivos de constituir uma ABECS regional do Maciço de Baturité, além de congregar professores e estudantes, escolas e universidade, são desenvolver o ensino de sociologia, tendo em vista as particularidades da região do Maciço de Baturité e os princípios da internacionalização e da regionalização que movimentam o ensino superior da região; lutar pela obrigatoriedade dos licenciados de sociologia no magistério das disciplinas de cunho social do Maciço de Baturité; viabilizar parcerias para formação continuada de professores; viabilizar mecanismos de divulgação dos trabalhos realizados por professores de sociologia das escolas de ensino médio do Maciço de Baturité; estimular o estudo e pesquisa do ensino de sociologia no Maciço de Baturité; e estimular o estudo e a pesquisa dos estudantes secundaristas do Maciço de Baturité.

Dessa forma, pretende-se contribuir com o fortalecimento, articulação e interlocução entre os segmentos catalizadores da produção de conhecimento qualificado sobre o ensino de sociologia (docentes e discentes dos cursos de licenciatura da Unilab e os professores das escolas de educação básica do Maciço de Baturité) e somar as redes nacionais de luta pela permanência e qualificação do ensino de sociologia na escola básica.

Na coordenação da reunião estavam presentes Joana Röwer (docente de Sociologia/Unilab), Antônio Tavares (professor de Sociologia da EEMTI Dr. Saraiva Leão), Estelany Soares (discente de Sociologia/Unilab), Medilanda Tubento (discente de Sociologia/Unilab) e Lucas de Souza (docente de Sociologia/Unilab). Destaca-se a importância da presença do professor José Anchieta de Souza Filho (representante nacional da ABECS e da ABECS de Fortaleza) na condução dos trabalhos. Importante também pontuar a presença significativa de professores de escolas de ensino básico, estudantes e egressos do curso de licenciatura em Sociologia da Unilab.

A reunião ocorreu como parte do seminário “Pesquisa, Profissionalização e Atuação Escolar em Sociologia. Diálogos França, Brasil e África”, realizado entre os dias 16 e 24 de agosto de 2019, sob a organização de Eduardo Machado (docente de Sociologia/Unilab) e Anne–Sophie Gosselin (docente de Sociologia/Unilab).

No evento, esteve presente a socióloga Stéphanie Tralongo, professora da Universidade de Lyon 2 (França), que participou da reunião da ABECS do Maciço de Baturité.

Adaptado de Abecs.