Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Fazenda da Unilab ganha laboratório multidisciplinar

Data de publicação  02/09/2019, 14:29
Postagem Atualizada há 5 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A Fazenda Experimental Piroás (FEP), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), conta agora com um laboratório multidisciplinar, onde ocorrerão pesquisas científicas de diversas áreas e aulas práticas.

Gerente da Fazenda, Lourenço Marreiros explica que a demanda pelo laboratório surgiu a partir da observação da dificuldade de serem realizadas análises laboratoriais de pesquisas científicas ocorridas na Fazenda e também em virtude da alta demanda que os laboratórios do Campus das Auroras e Unidade Acadêmica dos Palmares têm atualmente. “Outro fator é que durante o trajeto de 16 km (entre a Fazenda Experimental Piroás e um dos campus da Unilab), ocorriam algumas alterações na qualidade do material de pesquisa (folhas, caules, frutos), ocasionando, assim, dados discrepantes e, em casos extremos, necessidade de uma segunda coleta. Com o laboratório na própria FEP, as análises serão facilitadas, aumentando assim a eficiência das pesquisas e otimizando o tempo”, sublinha Marreiros.

O equipamento conta com dois microscópios; duas lupas; quatro balanças de prato; um turbidímetro; dois pHmetros digitais de bancada; um condutivímetro de bancada; um determinador de umidade; dois termômetros infravermelhos; dois luxímetros digitais; dois pHmetros digitais portáteis; uma balança de precisão com capela; dois refratômetros portáteis; um condutivímetro portátil; uma centrífuga; uma geladeira e uma balança de 300 kg.

O laboratório começou a ser construído em junho deste ano, por meio da equipe terceirizada de manutenção, com autorização ainda da gestão passada da Reitoria da universidade, em maio de 2018.

Categorias