Unilab participa de evento do Nutec na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Data de publicação  08/09/2019, 16:46

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), representada pela engenheira agrônoma e professora do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Rural (Masts/IDR/Unilab), Maria do Socorro Moura Rufino, esteve presente no evento promovido pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), sobre “Inovação na Indústria de Alimentos”, no último dia 23 de agosto, dentro da programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza/CE.

Além da parceria do Nutec e a Unilab, outros pesquisadores também enriqueceram o diálogo, como: a professora Carla Maia (Nutrição da Universidade Estadual do Ceará – UECE), do analista da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), Genésio Vasconcelos (Avaliação e Prospecção de Tecnologias) e do professor Rafael Zambelli (Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que realizaram suas apresentações, resultados de projetos de pesquisas, novos dados estatísticos e desenvolvimentos cientísticos, dentro da área de inovação em alimentos, sob a mediação da engenheira de alimentos do Nutec, Mayra Garcia (Nutec).

Apresentações dos pesquisadores da Unilab, UFC, Uece e Embrapa no evento da Nutec

Socorro Rufino, pesquisadora e líder do grupo de pesquisa: Polifenóis, antioxidantes e fibra dietética na saúde – Polifiban/Unilab/CNPq, apresentou os resultados de sua pesquisa científica, pioneira no Brasil, sobre: “Alimentos funcionais para atender novos mercados: ocorrência e propriedade relacionadas à saúde”, desenvolvida juntamente com o grupo Polifiban e pesquisadores do Brasil e de outros países, no período de 10 anos, além de vários outros tipos de estudos como: alimentos funcionais, compostos bioativos no tocante ao benefício à nossa saúde e outros.

Outro momento, a divulgando o livro: “Polifenóis e carotenoides não extraíveis: importância na saúde e nutrição humana” (Non-extractable Polyphenols and Carotenoids: Importance in Human Nutrition and Health), editado pela Royal Society of Chemistry, localizada em Cambridge (UK), Inglaterra, lançado em Maio/2018, destacando o novo conceito sobre o papel das fibras alimentares na saúde.

Segundo Socorro Rufino, na pesquisa, foram apresentados resultados promissores de que, “o consumo diário de alimentos ricos em fibras pode ajudar a reduzir a incidência do câncer do colorretal nos humanos”, esclareceu.

Este tema, inédito no Brasil, é trabalhado pela equipe de estudantes da Unilab, contando já com duas dissertações de mestrado, vinculado ao Masts. A Unilab e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Embrapa Semiárido – Petrolina/PE aprovaram um projeto no eixo das fibra aqui no Ceará.

A nova pesquisa abrange as fibras alimentares insolúveis, estas não são absorvidas pelo corpo, seguem todo o sistema digestivo e ao final são excretadas. Na apresentação, foram divulgados dados das fibras frutíferas, com destaque das uvas, na avaliação de 10 tipos: cinco são destinados a produção de vinho e cinco a suco de uva, em Petrolina/PE.

No contexto de inovação na indústria de alimentos, a pesquisa apresenta a importância destes resíduos alimentares (bagaços), incorporando-os à matriz alimentar. Já que, a indústria de processamento de frutas somente se utiliza do conteúdo líquido das frutas, descartando-os. “É esse resíduo, que tem um grande potencial e não damos a devida atenção”, afirmou a pesquisadora da Unilab.

Maria do Socorro M. Rufino , professora do IDR/Masts/Unilab

Segundo Mayra Garcia (Nutec), no Setor de Tecnologia de Alimentos do Núcleo é corriqueiro perceber o interessante das empresas em procurar a melhoria de processos, as consultorias, idealizando o avanço nesta área. “É importante ter estes momentos de troca de experiências e de conhecimentos, apresentando as pesquisas em destaque dos órgãos e instituições relevantes para o desenvolvimento tecnológico de nosso Estado, com responsabilidade e sustentabilidade dos processos, além da preocupação com a saúde dos seres e alimentos”, afirmou Mayra.

Nutec – Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec), vinculado a Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece), foi instituída no dia 12 de dezembro de 1978, através do Decreto nº 13.017, e, atualmente, está localizada no Campus do Pici, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Seu potencial visa planejar, coordenar, fiscalizar e supervisionar as atividades pertinentes ao ensino superior, à pesquisa cientifica e ao desenvolvimento tecnológico no âmbito do Estado, bem como formular, em acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CEDCT). Confira o vídeo institucional do Nutec.

Sobre o Masts/Unilab

O Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts) oferece formação interdisciplinar visando promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, por meio da reflexão e da produção de conhecimento acerca da elaboração, divulgação e consumo de tecnologias sustentáveis. Nesse sentido, o Mestrado compreende tanto a formulação de tecnologias voltadas para o enfrentamento das questões que ocupam as agendas nacionais e internacionais sobre a conservação e o uso racional dos recursos naturais, quanto a produção de conhecimento acerca das dinâmicas e das estratégias sociais no trato com a natureza.

Matéria relacionada: Professora da Unilab é única autora brasileira a participar de livro inglês sobre polifenóis e carotenoides não-extraíveis