Unilab participa de pesquisa internacional sobre “Redes Sociais, Participação Cidadã e Educação”

Data de publicação  13/09/2019, 11:09

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), através do grupo de pesquisa “África-Brasil: Produção de conhecimento, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global, (Unilab/CNpq)” sob a coordenação de Basilele Malomalo, professor do Instituto de Humanidades e Letras (IHL/Unilab/Campus dos Malês/BA) e do professor Ricardino Jacinto Dumas Teixeira (Instituto de Humanidades (IH/Unilab/CE), colabora como investigador convidado do Sul global no projeto internacional “Redes Sociais, Participação Cidadã e Educação”.

Participação na pesquisa

A pesquisa é aberta, participação voluntária, sem a necessidade de identificação ao longo do preenchimento do FORMULÁRIO ELETRÔNICO, para os estudantes de graduação da Unilab (Ceará e Bahia).

Com a vossa participação, a equipe de pesquisa e do projeto vão ganhar uma melhor compreensão de como as redes sociais interagem com a participação dos cidadãos, particularmente no que diz respeito à educação dos países do Norte como o Canada e do Sul como o Brasil.

Espera-se que o estudo ajude propor reformas para sensibilizar a comunidade estudantil e os demais públicos. A equipe de investigação vai publicar os resultados deste estudo. Será possível acompanhar o andamento do projeto no site do DCMÉT, ou entrar em contato pelo email (paulr.carr@uqo.ca).

Sobre o Projeto

Pesquisadores da Universidade do Quebec em Outaouais e em Montreal e da Universidade de Lakehead (Orillia) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) buscam compartilhar dados e análises, através da colaboração voluntária dos estudantes de graduação de presencial da instituição nos campi do Ceará e da Bahia.

O projeto é executado nas instalações de Departamento de Ciências da Educação da Université du Québec en Outaouais em Gatineau, Quebec, Canadá (DCMET) e coordenado pelo professor da Universidade do Quebec, Dr Paul R. Carr – presidente de uma cadeira da Unesco em Democracia, Cidadania Global e Educação Transformadora (DCMÉT) com participação dos pesquisadores Dra Gina Thésée (Université du Québec à Montréal) e do Dr Michael Hoechsmann (Universidade de Lakehead – Orillia).

A formulação do questionário foi aprovado e financiado pelo Conselho de Pesquisa de Ciências Sociais e Humanas do Canadá (SSHRC) e visa explorar e compreender os impactos do uso, difusão e produção de redes sociais na participação cidadã e na democracia.

A pesquisa faz uso do surveymonkey e adequou o seu formulário para ser aplicado entres os/as estudantes de cursos de graduação da Unilab nos campi da sede, Ceará, e do campus de Malês. Os resultados serão debatidos num congresso internacional que acontecerá em Quebec em 2020.

Unilab como investigador convidado

Grupo de pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global