Mostra Itinerante Prêmio Pierre Verger ocorre na Unilab de 7 a 9 de outubro

Data de publicação  18/09/2019, 10:58

A Mostra Itinerante Prêmio Pierre Verger ocorre na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) de 7 a 9 de outubro, no Auditório Auroras 2, Campus Auroras, Redenção/CE.

Clique aqui para realizar sua inscrição e ter direito ao certificado de participação.

O Prêmio Pierre Verger, da Associação Brasileira de Antropologia, é realizado a cada dois anos, recebendo inscrições de filmes etnográficos e ensaios fotográficos recentes realizados por antropólogos. Criado em 1996, o concurso reconhece a qualidade técnica e conceitual das obras que veiculam o conhecimento antropológico no interior da comunidade científica e para fora dela, atingindo o grande público.

O objetivo do prêmio é apresentar e reconhecer produções fílmicas e fotográficas que tenham pertinência antropológica e expressem qualidades heurísticas e estéticas. O título do prêmio homenageia a presença da cultura francesa na formação do pensamento antropológico no Brasil, numa menção explícita à produção visual do antropólogo Pierre Verger, falecido em 1996, quando, então, foi, homenageado pela ABA. Algumas premiações do concurso foram patrocinadas pela cooperação entre a Embaixada da França e a Associação Brasileira de Antropologia.

Na Unilab, a mostra ocorre como atividade de extensão, sob a coordenação dos professores da casa Rhuan Carlos dos Santos, Michelle Cirne e Igor Monteiro, do professor da UFC Alexandre Fleming; do técnico-administrativo Luciano Morais e da discente Layra Nobre. Conta ainda com o apoio da Coordenação de Arte e Cultura, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

Confira as sinopses dos filmes e programação: