Filme do Projeto Cinemalês é selecionado para Encontro de Cinema Zózimo Bullbul

Data de publicação  26/09/2019, 15:39

O filme Downpression, produzido pelo Projeto Cinemalês, foi selecionado para o Encontro de Cinema Zózimo Bullbul: Brasil, África e Cariba – 12 anos, o maior encontro de cinema negro da América Latina.

O evento vai acontecer no período de 23 de outubro a 3 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

O curta-metragem foi roteirizado e dirigido por Assaggi Piá e Rodrigo Mends, ambos bolsistas do projeto, que também contou com outros alunos da Unilab e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

Enzo Iroko, estudante da Unilab, e o ator Karaah, estudante interdisciplinar em Cultura, estrelam o filme. A produção ficou por conta de Suziane Araújo. Já a direção de fotografia e a direção de arte foram assinadas por Mar Pereira e Tiago Lins, respectivamente. A equipe contou, ainda, com Manddz, na captação de áudio, e Nívea Matias, assistente de produção.

Sobre o Encontro

Em sua 12ª edição, o Encontro de Cinema Zózimo Bullbul proporciona o diálogo e a divulgação de cineastas negros do Brasil, África e Caribe. Ele mantém viva a memória e o legado de Zózimo Bullbul, que em sua trajetória como ator, cineasta e roteirista deixou diversos trabalhos voltados para a cultura negra.

Downpression

A ideia do curta-metragem surgiu a partir da concepção de Assaggi ao passar por momentos de crise de ansiedade e ao perceber que a maioria dos seus amigos e colegas também já passou por crises de ansiedade e pânico ou estão com princípio de depressão.

Dessa forma, o filme surge com o intuito de narrar esse momento. “Utilizamos os recursos cinematográficos para dialogar sobre essas questões que são tão sensíveis. E, para concretizar as nossas ideias, procuramos dialogar com as pessoas próximas que pudessem juntamente produzir o filme. Nessa perspectiva, firmamos parceria com alunos da Unilab, Campus dos Malês, e alunos da UFRB – CECULT”, explicou a equipe de produção.

Downpression tem apoio da comunidade Trapiche de Baixo em Santo Amaro/BA. Após três meses de trabalho, o filme foi inscrito e selecionado para o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – 12 anos.

“O Cinemalês se sente orgulhoso de poder vivenciar essa experiência incrível, compartilhando nossas experiências vividas no interior da Bahia e firmando parcerias para que possamos continuar melhorando em nosso trabalho de produção de filmes, mas também nos eventos cineclubistas, nas oficinas e nas pesquisas sobre o cinema, especialmente o cinema negro”, conclui a professora Luciana Schleder, coordenadora do Projeto.