Programa de Bolsa de Monitoria seleciona 28 bolsistas

Data de publicação  27/09/2019, 15:05

O Programa de Bolsa de Monitoria (PBM) lançou edital para seleção de monitores remunerados, com a finalidade de desenvolver atividades acadêmicas de incentivo à docência, referentes ao conjunto de disciplinas ofertadas durante o período letivo 2019.2.

As inscrições ocorrem de 4 a 6 de outubro, exclusivamente por meio de formulário disponível na página do programa. O estudante selecionado para vaga em Monitoria Remunerada receberá, pelo período de até quatro meses, uma bolsa no valor de R$ 400,00, mediante depósito mensal em conta corrente do bolsista.

As atividades de monitoria acadêmica totalizarão o mínimo de doze horas semanais, distribuídas a critério do professor orientador da disciplina objeto da seleção. O estudante selecionado como monitor estará vinculado às atividades de monitoria da disciplina para o qual foi selecionado pelo prazo de 10 de outubro de 2019 a 10 de fevereiro de 2020, considerando a organização acadêmica e o calendário acadêmico.

Entre as atribuições do monitor, estão desenvolver atividades da disciplina objeto da monitoria, que poderão ocorrer em aulas teóricas ou práticas, e apoiar estudantes em educação tutorial, sob supervisão do professor orientador da disciplina.

Poderão se inscrever os estudantes que, comprovadamente, tenham cursado a disciplina e tenham sido nela aprovados com média igual ou superior a sete.

As 28 bolsas remuneradas distribuem-se, conforme quadro de vagas, entre disciplinas dos cursos de Administração Pública, Agronomia, Antropologia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Farmácia, Física, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia de Energias, História, Humanidades, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química, Relações Internacionais e Sociologia.

Sobre o Programa de Monitoria

O PBM está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em conjunto com os cursos de graduação, e tem como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, promovendo maior interação entre discentes monitores, discentes matriculados nas disciplinas e docentes ministrantes das disciplinas-objeto do programa.

A monitoria é uma experiência pedagógica oferecida ao estudante regularmente matriculado no curso de graduação, compreendendo atribuições auxiliares relativas às atividades acadêmicas associadas a componentes curriculares, sob a supervisão de um professor orientador.

O PBM busca integrar a monitoria ao processo formativo, despertando o interesse do estudante pela carreira acadêmica e docente. O programa soma-se ainda às ações institucionais da Unilab que buscam fortalecer a permanência dos estudantes regularmente matriculados na universidade.