Lançado edital de processo seletivo de estudantes para o programa Andifes/Unilab de mobilidade acadêmica

Data de publicação  01/10/2019, 09:51

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), lançou o edital nº 33/2019, em que dispõe sobre o processo seletivo para o programa Andifes de mobilidade acadêmica. São quatro vagas – duas para os campi do Ceará e duas para o campus da Bahia – para estudantes dos cursos presenciais de graduação que desejem realizar mobilidade no primeiro semestre do ano de 2020. Não serão disponibilizadas bolsas de estudo.

Entre os requisitos para participar do programa, o estudante deve estar devidamente matriculado em curso de graduação presencial da Unilab e ter integralizado pelo menos 20% da carga horária do curso de origem no ato da inscrição. Confira todos os requisitos no edital. A seleção será baseada na avaliação dos Índices Acadêmicos (IDE).

As vagas são destinadas para Ifes localizadas em estado da Federação diferente da Ifes de origem. O prazo máximo de afastamento é de dois semestres letivos, podendo, em caráter excepcional, e a critério das instituições envolvidas, ser prorrogado por mais um semestre.

Durante o afastamento para a realização da mobilidade, o aluno terá sua vaga assegurada no curso de origem, devendo este período ser computado na contagem do tempo máximo disponível para a integralização da respectiva matriz curricular do curso.

As inscrições ocorrem nos dias 17 e 18 de outubro, das 9h às 11h e das 13h às 15h, quando os interessados deverão apresentar os documentos e formulários solicitados no edital e disponíveis na página sobre mobilidade acadêmica.

A inscrição e os documentos dos candidatos dos campi do Ceará deverão ser entregues pessoalmente ou por procuração, na sala da Coordenação de Projetos e Acompanhamento Curricular – CPAC/Prograd, no antigo Bloco Didático do Campus da Liberdade, próximo ao Auditório. Já para o caso do Campus dos Malês, na Bahia, os estudantes devem se dirigir ao Setor de Graduação do Campus dos Malês, 1° Andar, Sala 10.

Assistência estudantil

O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica não disponibiliza bolsas de estudo e é de responsabilidade do estudante selecionado, inscrito no Programa de Assistência ao Estudante (Paes), consultar a Coordenação de Políticas Estudantis da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Coest/Propae) sobre a possibilidade de sua permanência no Paes e tomar providências, conforme orientado pela Coest/Propae.

A Unilab, enquanto instituição de origem, se exime de quaisquer responsabilidades relacionadas às despesas de manutenção de estudante participante do Programa de Mobilidade/Convênio Andifes, incluindo deslocamento, alimentação, moradia, seguro de acidentes pessoais e de atendimento médico hospitalar.

Sobre o programa

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) possui programa que possibilita aos alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) brasileiras a realização de intercâmbio em outras universidades federais brasileiras: o Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica.

A Unilab é signatária do Convênio de Criação do Programa de Mobilidade Acadêmica, sendo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unilab) a coordenadora institucional responsável pelos procedimentos gerais relativos ao Convênio de Mobilidade Estudantil – Andifes na Unilab.