Palestra discute desenvolvimento, educação do campo e formação do agrônomo, nesta segunda (14)

Data de publicação  10/10/2019, 13:22

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento, Educação e Economia Solidária (Nepdeesol), realiza nesta segunda-feira (14), a partir das 10h, no Auditório 2 do Campus das Auroras, em Redenção/CE, a palestra “DIÁLOGOS DE SABERES: Entre o desenvolvimento, a educação do campo e a formação do agrônomo”.

A atividade visa elevar conhecimentos e saberes a cerca da interação dos diversos conhecimentos – empírico, cientifico e técnico e suas relações com a educação, o desenvolvimento e a formação do agrônomo. Propõe ainda contribuir na defesa do legado de Paulo Freire e, especialmente, no enfrentamento do contexto adverso em que vivemos em nosso continente, marcado pelo aprofundamento das desigualdades sociais e dos processos históricos de opressão.

A ação é uma realização do Nepdeesol, com o apoio e colaboração da Escola de Formação Quilombo dos Palmares do Recife/PE, Instituto Algodão na Flor, Rede CEAAL e da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/Unilab).

Um momento de troca de saberes onde discentes, docentes e técnicos das mais diversas áreas do conhecimento terão a oportunidade de debater o referido tema.

Sobre o palestrante

José Ribamar Furtado de Souza, engenheiro agrônomo, PhD em Sociologia do Desenvolvimento e Ciências Políticas – London School of Economics and Political Sciences (LSE) of University of London (UK). Atualmente é professor visitante na Universidade Federal do Pará-Campus Abaetetuba, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa sobre a sustentabilidade dos recursos naturais na Amazônia Tocantina, com destaque para a inserção dos projetos de mineração, hidroelétricas e Agronegócio. Foi bolsista (PQ) do CNPq no CCA da UFC e DCR da FUNCAP/CNPq na UNILAB, investigando a sustentabilidade do bioma caatinga.  Lattes

É professor visitante na Universidade Federal do Pará-Campus Abaetetuba, com destaque para a inserção dos projetos de mineração, hidroelétricas e Agronegócio. e, Tecnologias Sustentáveis e Etnodesenvolvimento.

Sobre o Nepdeesol

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento, Educação e Economia Solidária busca desenvolver estudos, pesquisas e produção relacionados ao Desenvolvimento Regional e Territorial, Educação e Economia Solidária trazendo para esse fim as representações dos jovens, mulheres e comunidades tradicionais. Além de contribuir para ressignificar “uma outra economia” e a educação inclusiva no processo de desenvolvimento.