Docentes da Unilab publicam livro sobre Desenvolvimento Sustentável

Data de publicação  11/10/2019, 13:45

Os professores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Geranilde Costa e José Cleiton Sousa, organizaram a publicação do livro “Ciência, Tecnologia e Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável”. A referida publicação contempla diversos estudos nos segmentos da Ciência, Tecnologia e Engenharia, sempre aplicados e conectados com as questões ambientais, de extrema relevância, atualidade e dimensão internacional, como é da própria essência da Unilab.

A coletânea é, portanto, o resultado da relevante produção acadêmica de diferentes profissionais da universidade, ou seja, foi gerada a partir de projetos de pesquisa e de trabalhos nos cursos de graduação e pós-graduação da Unilab.

“A sua sistematização e disponibilização confere à produção grande alcance e relevância não apenas no âmbito local, regional, dos países Lusófonos, como diante do caráter multi e transdisciplinar, a difusão para diversas instituições e o público em geral”, ressalta Cleiton Sousa.

Ainda segundo os organizadores da publicação, essa será a primeira de muitas publicações nesse formato, para que os domínios e conhecimentos produzidos através da Ciência, da Tecnologia e da Engenharia venham efetivamente produzir resultados na direção do Desenvolvimento Sustentável.

Sobre os organizadores da publicação

Geranilde Costa é doutora em Educação, pedagoga e docente efetiva no Mestrado Acadêmico em Ensino e Formação de Professores e colaboradora no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), ambos na UNILAB. Desenvolve estudos na área do CosmoViver Africano e Afro-Brasileiro, Pretagogia, Escola e Educação para as relações étnico-raciais, Psicologia Africana e Afro-Brasileira da Educação. Integra o Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de conhecimento, Sociedade civil, Desenvolvimento e Cidadania Global, na linha de pesquisa: Educação e Pedagogias das Relações Étnico-Raciais: territórios, religiosidades e intelectualidades.  É também vice coordenadora do grupo de estudos Sakhu Shet: Psicologia Afro-centrada e Educação.

Cleiton Sousa é, atualmente, professor Adjunto na Unilab. Graduado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Doutorado em Biociências Moleculares “PhD in Biochemistry, Molecular Biology, Biomedicine and Biotechnology (Molecular Biosciences)” pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha (2015). Possui Pós-Doutorado em Engenharia Química pela UFC. Tem experiência na área de Química, Ensino de Química e Processos Biotecnológicos/ Engenharia Enzimática. É também bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PGEQ) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente (PGEA) da Unilab. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Química (PGQUIM) da UFC. Coordena o Curso de Graduação em Engenharia de Energias da Unilab. Coordena o Programa de Cooperação Franco-Brasileira para a Formação de Engenheiros. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Engenharia Enzimática (Genez) na Unilab.