Palestra sobre ciência e diversidade de gênero abre Semana Universitária da Unilab

Data de publicação  21/10/2019, 13:15

A VI Semana Universitária da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), sob o tema “Ciência e diversidade de gênero: produção de saberes para a afirmação dos direitos humanos”, ocorre de 22 a 25 de outubro. A abertura fica por conta da mesa “Ciência e diversidade de gênero: produção de saberes para a afirmação dos direitos humanos”, com a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Celecina Sales (palestrante) e a professora da Unilab Matilde Ribeiro coordenando as atividades. Será nesta terça-feira (22), às 10h, no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Celecina de Maria Veras Sales é professora associada da UFC do curso de graduação de Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação de Avaliação de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família (Negif/UFC). É graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão, mestre em Sociologia pela UFC, doutora em Educação pela UFC e pós-doutora pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Matilde Ribeiro é professora adjunta Unilab, integrando o Instituto de Humanidades. Foi ministra da Igualdade Racial no Governo Federal de 2003 e 2008 e também secretária-adjunta na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo de 2013 a 2014, entre outros cargos. É graduada em Serviço Social, mestre em Psicologia Social e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Grupo Voising

Antes da mesa, haverá apresentação cultural do Grupo Voising, do município de Guaiúba. O grupo surgiu no início de 2017 como côro do musical da Paixão de Cristo da Cia. de Teatro Aos Trancos e Barrancos. O nome surgiu já em 2018 e vem da junção das palavras em inglês voice/voz e sing/cantar. O grupo mescla diferentes estilos de música brasileira, trazendo uma sonoridade diversa a cada interpretação, com arranjos vocais de coral e backing vocal.

Sobre a VI Semana Universitária

A VI Semana Universitária da Unilab representa um espaço de reafirmação do compromisso da Universidade, enquanto Instituição Brasileira de Ensino Superior (IES), em produzir conhecimento respeitando as diferenças e a diversidade de saberes, culturas e experiências, convidando a sociedade a unir-se a seus servidores técnico-administrativos, docentes e discentes por meio das atividades propostas.

Entre os dias 22 e 25 de outubro, serão realizados vários eventos, como palestras, minicursos, apresentações artísticas e culturais, além de apresentações de trabalhos com ampla participação da comunidade acadêmica e do público externo.