Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab participa do Inovagri International Meeting

Data de publicação  23/10/2019, 14:25
Saltar para o conteúdo da postagem

De 30 de outubro a 1º de novembro, o estado do Ceará receberá o Inovagri International Meeting, considerado o principal evento técnico-científico realizado no Brasil, voltado à irrigação e ao uso racional da água na agricultura. A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia
Afro-Brasileira (Unilab) terá participação, com a presença do professor
Geocleber Gomes de Sousa, juntamente com 17 alunos de graduação. Além
deles, dois estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará
(UFC), também orientandos do docente, marcarão presença.

A quinta edição será realizada em conjunto com o I Simpósio Latino
Americano de Salinidade e com o XXVIII Congresso Nacional de Irrigação e
Drenagem (CONIRD). Nos dias 30 e 31 de outubro, o evento será realizado no Teatro Rio Mar Fortaleza; já no dia 1º de novembro, é a vez da UFC, Campus do Pici.

O evento reúne 9 mesas redondas, 4 painéis de discursão, 2 sessões de pôsteres, 36 palestrantes e 12 moderadores, sendo 22 palestrantes estrangeiros.

Para o professor Geocleber, vinculado ao Instituto de Desenvolvimento
Rural (IDR), bolsista de produtividade da Funcap e coordenador do Grupo de Pesquisa em Fertilizantes e Salinidade (Bio-Sal), “o congresso reunirá as
maiores autoridades em irrigação do mundo, desde o uso de água de baixa e alta salinidade”. O docente coordenará a Reunião Temática (RT) “Produção
agrícola sob condições de salinidade”, que será apresentada pelo professor Raimundo Nonato Távora Costa, da UFC, no dia 1º.

Entre os vários trabalhos selecionados pelo simpósio e congresso está o desenvolvido pelo grupo Bio-Sal, que será apresentado na modalidade oral, cujo titulo é a “Influência do turno de rega, estresse salino e cobertura morta na cultura do sorgo” pelo discente Francisco Hermeson Rodrigues Costa.

Confira a programação completa.

A participação dos estudantes da Unilab busca ampliar os conhecimentos
quanto às inovações tecnológicas, inclusive com países da Europa, Estados
Unidos e da América Latina que buscam principalmente a transferência de
tecnologia ao agricultor, promovendo uma parceria entre o empírico e o
científico.

Segundo Geocleber, é também o momento de focar na “capacitação tecnológica para a irrigação (rever programações e automação de sistemas de irrigação de alto e baixo custo) e na gestão da qualidade na irrigação e nas novas tecnologias aplicadas à eficiência do uso da água (valorizando o uso racional dos recursos hídricos) para regiões semiáridas de todo o mundo e de países que integram a Lusofonia Afro-brasileira.

O educador do IDR enfatiza, ainda, que a região do Maciço de Baturité
apresenta problemas com água de qualidade inferior usada na irrigação por vários produtores.

Para outras informações sobre os eventos, clique aqui.

Sobre o Inovagri

Criado em 8 de janeiro de 2007, o Instituto Inovagri surgiu em uma reunião na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado do Ceará. Dez profissionais decidiram criar esta associação de especialistas no uso racional da água na agricultura.

Desde então, o Inovagri desenvolve muitas atividades que ao longo dos 10 anos vêm contribuindo para levar aos campos irrigados de todo o Brasil uma nova perspectiva para a pesquisa, para o desenvolvimento tecnológico e para a inovação da agricultura irrigada.

Categorias