“A potência do Coletivo a partir do óleo de dendê” é tema do Ponto em Comum, dia 12

Data de publicação  01/11/2019, 11:57

O Projeto de Extensão Clínica da Saudade realizará a ação Ponto em Comum com a temática: “A Potência do Coletivo a partir do Óleo de Dendê”, dia 12 (terça-feira), a partir das 15h30, no térreo do bloco II, da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE.

Os interessados podem realizar sua inscrição enviando a pretensão para o email (clinicadasaudade@gmail.com) ou realizá-la na hora do evento.

O projeto, coordenado pela professora do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Fátima Bertini, traz ao “Ponto em Comum” o interesse em trabalhar o comum entre Brasil e África que potencialize o presente a partir do afeto e da memória. Dentre as lembranças comuns, foi eleito o Óleo de Dendê, também conhecido como óleo de Palma, muito utilizado nas produção de alimentos dos povos em destaque. Será uma rememoração e uma vivência coletiva a partir deste tipo de gordura, que quando consumida cru, é rico em vitamina A.

A atividade trará falas de estudantes brasileiros de comunidades indígenas e quilombolas, depoimento de estudantes guineenses sobre o uso do óleo, além de mostra de culinária guineense com o produto.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão “Clinica da Saudade” foi fruto da oficina realizada na V Semana Universitária da Unilab, em 2018. “A Saudade na Unilab: o oceano separa – o afeto une” foi a oficina que deu o ponta pé para a formação do Projeto de Extensão, após a percepção da necessidade de continuar trabalhando a Saudade, um dos afetos já trabalhado na tese de doutorado da psicóloga, estendendo-se agora à comunidade acadêmica dos campi do Ceará.

As atividades psicossociais, realizada em grupos, coordenadas pela professora do curso de Pedagogia do IH, Fátima Bertini, visam promover um espaço de reflexão entre os discentes da Unilab, cujo tema central consiste no diálogo coletivo da vivência da saudade. Como também, a participação da comunidade externa que traz a bagagem de seus sentimentos de saudades nas experiências cotidianas.

A Roda de Afetos é a dinâmica principal deste projeto, além do Ponto em Comum, realizada durante encontros grupais para apresentação de seus territórios, afetos e memórias. A atividade busca entender a saudade não como afeto triste e de lamentação, mas como potencialização do sujeito, que “ao falar de sua memória e território, ele consiga ressignificar a memória e o afeto aqui, no seu presente”, esclareceu Bertini.”

O projeto dispõe de seis bolsistas, entre voluntários e extensionistas, dos cursos de Pedagogia, Sociologia e Letras da Unilab que estruturam os encontros realizados periodicamente.

Outras informações, entre em contato: clinicadasaudade@gmail.com / @clinicadasaudade

“Estudar e sentir saudade do meu lugar” foi a atividade realizada pela professora do IH, Fátima Bertini, na edição 2019.1 do Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), no Ceará.