Instituto de Ciências Exatas e da Natureza participa de Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Maracanaú (Fecitec)

Data de publicação  01/11/2019, 09:49

O Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Icen/Unilab) participou da Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Maracanaú (Fecitec), que ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro.

A participação do instituto se deu a partir do minicurso “Noções básicas de proteção radiológica”, tendo como apresentadora a professora Cinthia Paschoal; da exposição de trabalhos desenvolvidos por grupos de pesquisa, ensino e extensão; e do concurso de vídeo com experiência em ensino inclusivo, com a participação da professora Cinthia Paschoal, com premiação entre os cinco melhores vídeos de 28 concorrentes.

O vídeo apresentado mostra experiências de ensino inclusivo desenvolvidas por estudantes e professores da Unilab, como “confecção de maquetes táteis” e “disco de vinil que toca no crânio”, experimento que possibilita que surdos “escutem” música.

Já o minicurso sobre proteção radiológica abordou como garantir o uso das radiações ionizantes, como os raios X, com o menor dano humano. Suas recomendações são baseadas no conhecimento dos efeitos biológicos dessas radiações. A atividade tratou desde o início da preocupação com a radioproteção; algumas aplicações das radiações ionizantes (indústria, medicina, agricultura, produção de energia); os efeitos biológicos da radiação; entidades reguladoras e princípios de proteção radiológica; além de cuidados com o ambiente e com a monitoração individual. A intenção foi atender ao público de modo geral, com linguagem acessível, e esclarecer um pouco sobre as radiações ionizantes e os cuidados necessários na sua utilização.

Por fim, os trabalhos apresentados foram expostos no estande do Icen com apresentação de experimentos diversos em química, exposição de coleção de animais e dos livros produzidos pelos professores e alunos do instituto.

Sobre a Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Maracanaú

A Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Maracanaú (Fecitec) teve sua primeira edição em 2018. É organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Tecnológica do Município de Maracanaú (Setec), por meio da Coordenadoria de Formação Tecnológica (Cofotec), com o objetivo principal de configurar-se como espaço de formação e construção de saberes, bem como de promoção e acesso a população maracanauense aos bens, serviços e conhecimentos nas áreas de ciências, tecnologias e inovação.

O tema da feira será “Bioeconomia: Tecnologia a serviço da Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, escolhido a partir do tema do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que lançou o site da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019), realizada também em outubro. O tema atende aos objetivos do desenvolvimento sustentável.

O evento foi composto por espaços formadores, de exposição, de socialização de experiências e apresentação de trabalhos nas áreas de ciência, inovação e tecnologia, através da Feira de Ciências e Inovação (Fecin) para alunos e alunas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano), Ensino Médio (1º ao 3º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Técnico e Ensino Superior; Mostra Cientifica dos Estagiários de Nível Médio, Técnico e Superior que compõem a gestão, mostra dos servidores e espaços para empresas e instituições parceiras e patrocinadoras.