Jornada internacional reúne pesquisadores no Campus dos Malês

Data de publicação  04/11/2019, 11:17
Foto: Gepilis

Nos últimos dias 17 e 18 de outubro, no Campus dos Malês/BA, ocorreu a Jornada Internacional de Estudos Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade, com o II Ciclo de Conferências do Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (Gepilis). O evento ratificou o espaço de reflexão por meio da diversidade intelecto-cultural.

A atividade contou com a participação de pesquisadores, como a Profa. Dra. Celi Taffarel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a mestranda Adelmária Ione dos Santos, Técnica-Administrativa da Unilab, a Profa. Dra. Rosemary Lopes Soares da Silva, do Instituto Anísio Teixeira, BA/SUPORT, e a Profa. Dra. Janeide Bispo dos Santos, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). “Os pesquisadores nos proporcionaram um momento de reflexão e construção do conhecimento político-crítico-reflexivo, no tocante à educação superior brasileira e seus desdobramentos, no contexto da formação acadêmica e cultural”, declarou o professor Denilson Santos, coordenador do Gepilis.

Foto: Gepilis

Nas mesas redondas e conferências, as discussões étnico-raciais constituíram o lugar das representações sociais, políticas, acadêmicas e identitárias. Também foi destaque a participação ativa dos alunos-pesquisadores, que apresentaram os resultados de suas pesquisas nas rodas de conversas, demonstrando discernimento e autenticidade nos estudos sobre letramentos sociais, português como língua estrangeira e educação inclusiva.

Os professores-pesquisadores e membros compuseram mesas e expuseram suas pesquisas sobre o tema do Currículo e outras epistemologias, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Racismo na Escola.

“Temos certeza que o evento foi um espaço de concretização do saber-fazer pesquisa, acreditando que a educação, segundo Paulo Freire, se constitui de uma ‘alegria que não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca'”, avaliou Denilson Santos.