Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, Unilab leva grupos artísticos para se apresentar no Cineteatro São Luiz

Data de publicação  06/11/2019, 10:02
Saltar para o conteúdo da postagem
Dança Vozes d´África

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), irá levar seus grupos artísticos para se apresentar no Cineteatro São Luiz, dentro do projeto Curta São Luiz, o qual apresenta, sempre ao meio-dia, uma programação gratuita e aberta ao público.

Confira a programação em homenagem ao Mês da Consciência Negra:

Dança Vozes d´África.
Data: 08/11/2019 (sexta-feira)
Horário: 12h30 às 13h30
Local: Hall do Cine-teatro São Luiz (Foyer)

Grupo Vozes d’África visa a promoção e fortalecimento da integração acadêmica e cultural entre os países da cooperação, articulando a investigação, circulação e produção de linguagens artísticas múltiplas e entrelaçadas, mas com prioridade para a música e literatura como veículos do debate e da reflexão sobre a tensão entre a unidade cultural nacional e a diversidade cultural, especialmente os seus significados identitários, envolvendo todos os países da integração.

Grupo Musical Unisons

Grupo Musical Unisons.

Grupo Musical Unisons
Data: 15/11/2019 (sexta-feira)
Horário: 12h30 às 13h30
Local: Hall do Cineteatro São Luiz (Foyer)

O Grupo Unisons tem um repertório musical percussivo com peças autorais e novas interpretações de clássicos da música afro-brasileira. É resultado do projeto de extensão “Performance da Cultura Afrodescendente”, esteve vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), hoje segue carreira independente, apoiado pela Proex e o professor Ricardo Nascimento.

Grupo Musical Vozes d´África

Grupo Musical Vozes d´África.

Grupo Musical Vozes d´África
Data: 22/11/2019, sexta (sexta-feira)
Horário: 12h30 às 13h30
Local: Hall do Cineteatro São Luiz (Foyer)

O Grupo Vozes d’África é uma iniciativa que visa a promoção e fortalecimento da integração acadêmica e cultural entre os países da cooperação, articulando a investigação, circulação e produção de linguagens artísticas múltiplas e entrelaçadas, mas com prioridade para a música e a literatura como veículos do debate e da reflexão sobre a tensão entre a unidade cultural nacional e a diversidade cultural, especialmente os seus significados identitários, envolvendo todos os países da integração.

Banda Cabaçal Palmares

Banda Cabaçal Palmares.

Banda Cabaçal Palmares
Data: 29/11/2019 (sexta-feira)
Horário: 12h30 às 13h30
Local: Hall do Cineteatro São Luiz (Foyer)

Em 2017 a banda Cabaçal Palmares surgiu da necessidade dos estudantes de produzir algum movimento artístico musical e cultural dentro da Unilab, visto que na época não tínhamos tanto acesso a esse tipo de cultura, e também foi construído devido ao amor dos mesmos pela música e pela cultura popular. Inicialmente como projeto de extensão da Unilab intitulado “ Cria do Mundo”, dividido em duas partes, sendo a primeira estruturada através de cursos e oficinas voltados para o aprendizado de música e de construção de pífanos, havendo aulas iniciais de como tocar pífano, divididas em dois momentos, sendo o primeiro a parte prática, e o segundo uma introdução básica à teoria musical.

A segunda parte do projeto de extensão ficou voltada para a banda, estruturada por três pífanos, um zabumba, um tarol e um par de pratos, banda essa que o próprio nome apresenta nossa inspiração, que foi nas bandas cabaçais, especificamente na lendária banda dos irmãos Anicetos.

Sobre o Cineteatro São Luiz

É um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e um dos espaços de maior valor simbólico, patrimonial e afetivo para a população cearense. Inaugurado em 1958 e restaurado em 2014 pelo Governo do Estado com uma nova configuração, o São Luiz tornou-se capaz de abrigar espetáculos de dança, música, teatro e outras linguagens, além de outros eventos. Em sintonia com as diretrizes da política cultural do Estado, o Cineteatro São Luiz tem como princípio ser um espaço de referência em difusão cultural e apreciação artística, oferecendo à população uma programação acessível e de qualidade, recontextualizando a história e dando atenção à produção contemporânea.

Categorias