Projeto Café com Letras discute o Ensino de Políticas Linguísticas na Unilab

Data de publicação  13/11/2019, 08:43

O projeto de extensão Café com Letras, coordenado pela professora Izabel Silva, realiza na próxima terça-feira (19), às 15h, na Sala 12 da Unidade Acadêmica dos Palmares (01), a palestra O Ensino de Políticas Linguísticas na Unilab.

A palestrante será a diretora e professora do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Cláudia Ramos, a qual defende que “É uma questão de política linguística o estabelecimento por parte do Estado de uma planificação linguística que promova a adoção e a promoção de uma determinada língua, bem como da necessidade de aprendizagem e uso de uma língua oficial como obrigação para os cidadãos”.

Ainda segundo Cláudia Ramos, “Sem nos aprofundar em reflexões como “uma língua, uma nação” e evitando a totalização cultural, consideramos, nas reflexões que perpassam a disciplina de políticas linguísticas, a preservação das diferenças por trás da ideologia da “língua única. Nesse sentido, o ensino de políticas linguísticas na Unilab se fundamenta nas variedades do português falado em diferentes países que têm essa língua como oficial.”

Sobre a palestrante

Cláudia Ramos Carioca possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará(2002), especialização em Literatura pela Universidade Federal do Ceará(2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2005), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará(2009)e pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará(2013), através do PNPD/Capes. Ganhou o Concurso de Teses do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (2010) e foi publicada pela EDUFC em 2011. Tem experiência na área de Linguística e Literatura, com ênfase em Linguística Textual, Descrição e Funcionalismo Linguístico, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas linguísticas, gêneros textuais, literatura brasileira, leitura e produção de textos, metodologia científica, estratégia discursiva e evidencialidade. Atualmente é  diretora do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.