Open Seminars desta semana aborda educação linguística no interior do Ceará

Data de publicação  18/11/2019, 09:22

Nesta semana, o projeto Open Seminars traz o professor Vilmar Ferreira de Souza, com a palestra “Linguistic education in Ceará: the case of the Language Interdisciplinary Seminars (SICs)”. O evento ocorrerá na quinta-feira (21), das 17h às 18h, na Sala 1, Bloco 1 da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE.

Vilmar Ferreira é Doutor em Letras (Língua Inglesa e Literatura correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina, já foi docente de Língua Inglesa na Unilab e, atualmente, é professor do curso de Letras do Instituto Federal do Ceará, em Crateús.

A apresentação tem como objetivo apresentar e discutir o Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem (SIC), evento regular da área de Letras e Linguística, como um instrumento afetivo de educação linguística no interior do Ceará.

Concebido como um fórum para discutir o fenômeno linguístico nas instituições onde essas discussões têm estado historicamente ausentes, o SIC alcançou extraordinariamente sua sexta edição em 2018. “A atividade será focada na filosofia por trás desse empreendimento, nas suas figuras-chave, bem como nas contribuições trazidas pelo SIC em prol da educação linguística no interior do estado”, explica a organização.

A discussão será iniciada em torno da primeira edição histórica do evento em 2012, na Universidade Regional do Cariri (URCA), no Crato, seguida pela edição ocorrida em 2013 em Redenção, na Unilab. A apresentação será concluída com as perspectivas e expectativas sobre a sétima edição, que será novamente realizada no Crato, em 2020.

Sobre o projeto

Os Open Seminars são um projeto do curso de Letras/Inglês da Unilab, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex/Unilab). Coordenado pelo Prof. Sergio de Moura (ILL), o evento é realizado a cada 15 dias e seu objetivo é proporcionar momentos de imersão em inglês aos seus participantes, integrando língua e conteúdo. Estudantes que frequentarem assiduamente os Seminars ganharão certificado de participação ao final do semestre 2019.2.