Análise do discurso e Ensino de língua portuguesa são temas do próximo Café com Letras

Data de publicação  20/11/2019, 15:54

Na próxima terça-feira (26), o Projeto de Extensão Café com Letras vai receber o professor Lucineudo Machado Irineu, pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A palestra “Análise do Discurso e o ensino de língua portuguesa: relações possíveis e necessárias” será ministrada às 15h, no Bloco 2, 3º andar, Sala 304 da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE.

“A palestra parte da perspectiva de que o ensino de língua portuguesa põe em relevância todas as dimensões das situações específicas de leitura e da escrita nelas envolvidas, tais como autoria, discurso citado, ethos, heterogeneidade enunciativa, interdiscursividade, intertextualidade, multimodalidade, posicionamento e representações sociais”, explica a organização do Projeto, coordenado pela Profa. Izabel Larissa Lucena.

Sobre o palestrante

Lucineudo Machado Irineu, pós-doutor em Linguística pela UFC, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ele atua em Linguística Aplicada, desenvolvendo e orientando pesquisas em Análise do Discurso Crítica, mais especificamente sobre representações sociais em uma abordagem discursiva, com especial atenção para os processos de (re)produção de tais representações nos discursos midiático, autobiográfico, pedagógico e acadêmico.

Suas pesquisas dialogam, ainda, com os seguintes temas: discurso de grupos minoritários e/ou em situação de vulnerabilidade social, identidades, ideologias, práticas de letramento, invisibilidade e silenciamento discursivos, desconstrução de relações assimétricas de poder e descolonização do saber. Lucineudo Machado lidera o Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (UECE/CNPq).