II Semana de História tem atividades suspensas nesta terça (26)
As atividades da II Semana de História, marcadas para terem início nesta terça-feira (26), foram suspensas em virtude das fortes chuvas em Salvador e no Recôncavo Baiano. A organização informa que estão mantidas as programações e atividades previstas para os dias 27 e 28 de novembro.
Serão dois dias de atividades no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA. A abordagem desta segunda edição traz a temática “Estudos Africanos e Afro-brasileiros: História, Política e Educação”, que será desenvolvida na realização de conferências, grupos de trabalho, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas, exposição de livros e atividades culturais.
A ação busca apresentar e discutir os desafios que a História enfrenta na contemporaneidade, sua luta por liberdade, justiça e igualdade. “Reunimos historiadores e pesquisadores de diferentes áreas numa perspectiva crítica de combate à exclusão social das mulheres, da população indígena, negra, LGBT, das classes subalternas e dos povos não europeus do processo histórico ‘universal’. Envolvidos com os problemas do nosso tempo, nós historiadores, que temos o ‘dom de despertar no passado as centelhas da esperança’, queremos contribuir com nossas pesquisas sobre realidades históricas ambíguas e ambivalentes, para as mudanças e transformações sociais progressistas”, explica a organização.
Como convidada, a conferência de abertura contará com a participação da professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Luciana Cruz Brito, historiadora e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), além de mestre em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
A “Biografia da Madame Satã” será o tema abordado na conferência de encerramento, dia 28 de novembro, no Auditório do Campus dos Malês, com o professor da UFRB Antonio Liberac Cardoso Simões Pires, historiador, mestre em História e doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP). Atualmente é professor permanente no Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, do Centro de Humanidades, Artes e Letras da UFRB e Pesquisador CAPEs 2016 – 2019, Projeto de Internacionalização Arquivo Brasil Moçambique.
Confira a programação da II Semana de História do Campus dos Malês/BA.