Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Curso de Agronomia da Unilab participa do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia

Por Assecom
Data de publicação  26/11/2019, 10:21
Saltar para o conteúdo da postagem
Caravana da Unilab | Foto: Curso de Agronomia/Unilab

Desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) circula em várias regiões do país, reunindo instituições de ensino, pesquisa e extensão, além da sociedade civil organizada envolvida com as demandas da agricultura familiar e lógicas familiares de produção, de forma participativa e ativa.

Neste ano, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediou o evento, no Campus São Cristóvão, em Aracaju. De 4 a 7 de novembro, com o tema “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”, a atividade promoveu uma defesa irrestrita à pesquisa e ao ensino público, gratuito, laico e de qualidade. A Ecologia de Saberes, destaque da edição, é uma abordagem teórica, metodológica e política que reconhece e coloca em diálogo os distintos saberes e conhecimentos construídos nas universidades, centros de pesquisas, institutos federais, escolas de campo e das cidades, bem como nas comunidades rurais e urbanas.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do Projeto Fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão sobre a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vinculado à Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst), juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), participaram da XI edição do CBA. 28 estudantes do IDR e 6 professores estiveram presentes no evento, com apresentação e futura publicação de mais de 40 trabalhos científicos. Além dos estudantes da Unilab, marcaram presença na caravana outras instituições parceiras da universidade.

Foto: Curso de Agronomia/Unilab

“Foi muito gratificante representar e apresentar nossa universidade. Somos privilegiados de construir um projeto como a Unilab. Temos que valorizar e fazer o possível pra fazer com que ele cresça”, assegurou o estudante do 8º semestre de Agronomia Gabriel Jucá Pereira, que percebeu emoção no olhar dos participantes do núcleo do Levante Sergipe.

Satisfeita com o caminho percorrido e vislumbrando inúmeras possibilidades futuras, ao ver como é possível fazer agricultura e pecuária voltadas à sustentabilidade, a aluna do 10º semestre Valesca Almeida, destacou o sentimento ímpar em saber que a Unilab não está sozinha na forma de enxergar a agroecologia. E acrescentou: “Enquanto futura profissional, foi de extrema valia poder participar do CBA. Aprendi muito, principalmente nas rodas de conversas das quais participei. Poder ver a curiosidade das pessoas sobre a nossa universidade nova, inovadora e futurista. Poder perceber que, de fato, estamos no caminho certo. Foi totalmente gratificante apresentar, prestigiar colegas e crescer junto com a galera do evento. Em especial agradeço aos professores, especialmente à Profa. Jaqueline, e a toda a galera que bem representou e levou nossa marca”.

Foto: Curso de Agronomia/Unilab

O XI CBA coloca a Unilab no cenário nacional de construção do conhecimento agroecológico, reforçando a perspectiva assumida pelo Curso de Agronomia da Unilab, no que se refere à produção do conhecimento com base na agroecologia e na agricultura familiar dos territórios cearenses e dos demais países da CPLP.

“Inicialmente pensado como espaço de valorização da Agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como verdadeiro espaço de diálogo entre os conhecimentos científicos e práticos, construído por todos os parceiros da agricultura familiar e camponesa, no Brasil e no mundo. Em essência, o CBA é catalisador de processos participativos e de amplo diálogo entre sociedade civil organizada, academia e poder público, em torno deste tema altamente estratégico”, explica a organização.

Categorias