III Mostra de Práticas Agrícolas proporciona aos estudantes a oportunidade de compreender e divulgar a realidade das comunidades rurais

Data de publicação  28/11/2019, 09:40

“Busque a novidade no outro, aprenda com suas experiências”. Foi nesse clima de interação que o curso de Agronomia da Unilab promoveu, no dia 20 de novembro de 2019, no Campus das Auroras, em Redenção/CE, a III Mostra de Práticas Agrícolas.

As Práticas Agrícolas (P.A.) são disciplinas do curso de Agronomia, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), que despertam para a teoria adquirida em sala de aula, a partir da prática em campo.

A Mostra de Práticas Agrícolas é uma divulgação das atividades realizadas pelos estudantes, os quais estiveram em contato direto com os agricultores em assentamentos, acampamentos, organizações sociais, comunidades tradicionais, sítios e fazendas. A primeira edição do evento foi realizada em 2016 e a segunda aconteceu no ano passado.

A Feira do Soma Sempre

Em 2019, a exposição foi no formato da Feira do Soma Sempre, a qual potencializa um espaço de aprendizagem e interação contínua, num movimento de dar e receber. Segundo as professoras Daniela Zuliani e Eveline Aquino, a Feira trabalha com “um método adaptado da proposta do educador popular Ray Lima, em que o público se dispersa dentre as várias barracas da feira, para ouvir e interagir com as experiências apresentadas e, a cada rodada de cinco minutos, visita uma nova barraca. A partir de então, os alunos percebem que as práticas vivenciadas em campo por eles mesmos viram experiências e ao mesmo tempo conhecimento. Ao final, o apurado da feira é estimado com uma roda de conversa com o público, sobre o aprendizado com os seus colegas”.

Dentre os trabalhos apresentados na Mostra, os alunos participantes da disciplina de Práticas Agrícolas I expuseram a descrição de vários tipos de sistemas agrícolas da região do maciço de Baturité; Práticas Agrícolas II demonstraram as atividades experimentais realizadas na Fazenda Piroás da Unilab; Práticas Agrícolas IV enfatizou a agrobiodiversidade da comunidade Riacho do Meio, no município de Choró; Práticas Agrícolas V e VI exibiram suas contribuições agroecológicas para o Assentamento 24 de abril, no município de Acarape/CE.

Estudantes de Práticas Agrícolas.

A Mostra possibilita que os alunos de semestres iniciais do curso entendam melhor a proposta das disciplinas de Práticas Agrícolas e, ao chegar em PA V e VI, nos semestres mais avançados do curso, os estudantes têm a oportunidade de compreender a realidade das comunidades rurais fora da universidade, por meio da assistência técnica, extensão rural e o diálogo de saberes entre agricultores, estudantes e docentes”.

Inicialmente, os alunos realizam um diagnóstico participativo da área e, em seguida, buscam atender algumas dessas demandas apresentadas pelos agricultores, em que os trabalhos são aprovados e desenvolvidos juntamente com as famílias, com a supervisão e apoio dos professores. Atualmente, a disciplina de P.A. V está sendo realizada no Assentamento 24 de abril, em Acarape/CE, sendo ministrada pelos professores Virna Braga, Marcelo Cavalcante e Ana Carolina Pereira.

Nesse contexto de integração entre disciplinas de Práticas Agrícolas, a professora Ivanilda Aguiar enfatiza que “foi possível perceber a interação entre os estudantes e o público promovido pela dinâmica da feira, destacando que os próprios estudantes expositores tiveram a oportunidade de aprender com os demais estudantes envolvidos, pois a cada rodada permutavam com seus colegas de equipe para que todos pudessem tanto expor seus trabalhos quanto observar as experiências dos demais colegas, das diversas turmas. Assim, todos visualizavam a forma em que todas as PAs se complementam: começando com o entendimento geral sobre o funcionamento de um agroecossistema (PA I), à prática no campo experimental (PAs II e III), os circuitos de trocas (PA V) e a busca pela resolução de problemas reais apresentados pelas comunidades rurais (PAs V e VI)”.

Apresentação dos resultados das práticas agrícolas.

Os trabalhos participantes da Mostra contaram com as orientações dos professores Daniela Zuliani, Ivanilda Aguiar, Eveline Aquino, Robevânia Borges, Andrezza França, Jaqueline Sgarbi, Fernanda Schneider, Marcelo Casimiro, Virna Marques e Ana Carolina Pereira.

A III Mostra de Práticas Agrícolas esteve inserida na VII Semana de Agricultura/Semagri da Unilab e ocorreu concomitantemente com a Feira Agroecológica e I Mostra Zootécnica, todos organizados pela equipe de alunos e professores do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/Unilab).

Para saber mais sobre a Feira do Soma Sempre e a Produção do Comum clique aqui