Campus dos Malês sedia, 4 a 8 de dezembro, a III Mostra Ousmane Sembene de Cinema

Data de publicação  02/12/2019, 11:13

De 4 a 8 de dezembro, o Campus dos Malês vai receber a III Mostra Ousmane Sembene de Cinema (MOSC). Realizada pelo Projeto de Extensão Cinemalês, a ação terá atividades no Mercado Cultural e na Comunidade Caípe, além do próprio campus.

Nessa terceira edição, a Mostra recebeu mais de 200 filmes inscritos, de toda parte do Brasil e de regiões da América Latina e África, tendo sido 78 filmes selecionados. “Também contaremos com a participação de diversos cineastas renomados, para abrilhantar o evento, juntamente com a comunidade universitária e regional, promovendo o cinema africano e afro-diaspórico”, explica a organização.

Não é necessária prévia inscrição para participar do evento. Haverá certificação para mesas e oficinas que ocorrerão no Campus dos Malês.

A Mostra Ousmane Sembene de Cinema busca, entre outras coisas, desenvolver trabalhos cinematográficos na região do Recôncavo Baiano e regiões metropolitanas de Salvador, a partir de oficinas, exibição de filmes e rodas de conversa. “A importância da MOSC tange na democratização do cinema no Recôncavo Baiano, bem como na vinculação de trabalhos audiovisuais de média e alta produção, realizados por negros e negras, tanto do continente africano como da diáspora”, detalha a equipe do Projeto de Extensão.

A MOSC vai contar com uma programação vasta, com diversas sessões temáticas, como: Diversidade e transgeneridade no audiovisual; Empoderamento da mulher negra no audiovisual; e Arte urbana, Quilombola e MOSC das crias, voltado para o publico infantil. Além das sessões, serão realizadas oficina de roteiro e rodas de conversa sobre o cinema moçambicano, cinema negro colombiano e cinema negro brasileiro. Todos elas com participações de pesquisadores e realizadores que pesquisam ou atuam na área especifica.

Outras informações, no Facebook da Mostra.

Confira abaixo a programação completa.