Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Programa Observe/Unilab apresenta reformulação de ações para 2020

Data de publicação  19/12/2019, 11:04
Saltar para o conteúdo da postagem

O Programa Observatório da Vida Estudantil (Observe/Unilab), vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), buscando engajar mais a participação dos discentes selecionados nas atividades de compreensão e acompanhamento da vida do estudante, além de contribuir para sua formação acadêmica em pesquisa e sua permanência qualificada na universidade, tem agenda de reuniões periódicas, com suas equipes do Ceará e da Bahia, para planejar as novas ações e reformulação das atividades de trabalho do programa para 2020.

As equipes (formadas pelos servidores técnicos da Unilab e estudantes bolsistas) estão se encontrando às quintas-feiras, nos campi do Ceará e da Bahia, para colocar em ação os objetivos traçados pelo programa, como: análise de estudos e avaliação, mapeamento de pesquisas, seja na Unilab ou em outras instituições federais de ensino superior (Ifes), fomentar o controle social pela comunidade acadêmica em relação às políticas de assistência estudantil realizada na Unilab, entre nuances e diferenças, visando melhor relacionar “a vida estudantil com as ações institucionais que a Propae oferece através da Assistência Estudantil”, esclareceu Rodolfo Pereira, técnico em Assuntos Educacionais da Propae.

A nova fase de planejamento, comum a realidade das duas localidades, busca atualizar as metas e objetivos já constituídos em sua instituição, conforme Portaria RG nº 337, em 5 de abril de 2016, além da novidade da proposta de reformulação da página oficial do Programa Observatório da Vida Estudantil (Observe/Unilab), incluída no Portal da Unilab.

No Ceará, a equipe técnica formada está ligada à Coordenação de Políticas Estudantis (Coest/Propae): Thacyana Karla de Araújo, assistente social do Núcleo de Acompanhamento Social ao Estudante (Nase), Rodolfo Pereira, técnico em Assuntos Educacionais e Francisco de Assis, pedagogo, além dos estudantes bolsistas (selecionados anualmente por processo seletivo – remunerados e/ou voluntários): Marcirlanni Pontes e Thamyres Cutra – curso de História, Vladimir Bucal – curso de Sociologia, Maria das Graças Cavalcanti – curso de Humanidades. 

No último encontro, realizado dia 12, na sala de reuniões da Propae, no Campus da Liberdade, houve a participação da pró-reitora da Propae, Socorro Maciel e do professor e coordenador da Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante (Coase), James Moura Jr.

“Quando instituído, em 2016, com a colaboração da professora Yara Frizzera, a idealização e execução do programa tinha um outro público e contexto da nova universidade. Com o passar do tempo, o amadurecimento, a expansão da Unilab e outras conjunturas financeiras e problemáticas, faz-se necessário retomar o projeto, verificar o que precisa mudar, aprofundar e consolidar para o aprimoramento e uma nova configuração ao programa, para assim, oferecer uma permanência exitosa do estudante na universidade, através das assistências estudantis disponibilizadas pelo Governo Federal”, esclareceu Socorro Maciel.

Equipes do Ceará e da Bahia em reuniões periódicas do Programa Observe/Unilab

É neste universo que a estudante e bolsista, Natália Kelly, da localidade Riacho das Pedras, Redenção/CE, quis fazer parte do programa. Foi no evento da Semana Universitária da Unilab (Semuni), no trabalho de pesquisa do Perfil dos estudantes do Programa de Assistência ao Estudante (Paes),  que a estudante do curso de Pedagogia, se identificou com as questões da vida estudantil, de forma peculiar, às quais, ela mesma vivencia, que o programa se debruçava. “Lancei a pergunta: O que era o Observe?, após resposta, tive a certeza da minha inscrição. Quero contribuir com a minha formação nas reuniões, fluindo com as tempestades de idéias para o crescimento e destaque do Observe Unilab”, declarou a estudante.

Estudantes bolsistas do Observe envolve diferentes cursos de graduação da Unilab

Sobre o Observe/Unilab

Entre seus objetivos, o Observe realiza suas ações com intuito de conhecer, compreender e acompanhar a trajetória de vida e as vivências pessoais e acadêmicas dos estudantes brasileiros e internacionais da Unilab, com vistas a viabilizar sua permanência exitosa na Universidade, através de palestras, oficinas, eventos voltados aos estudantes.

Atividades realizadas com participação da comunidade acadêmica da Unilab

Ações do Observe/Unilab de 2020

As novas ações, realizadas com participação da comunidade acadêmica da Unilab, envolve oficinas, palestras, roda de conversa, seminários, informativos, além da realização das pesquisas e outras imprescindíveis para o desenvolvimento do programa.

Categorias