Mestrado Associado em Antropologia – Turma 2020 – oferta 14 vagas

Data de publicação  14/01/2020, 12:48

O Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) abrirá inscrições, a partir do dia 02 de fevereiro, para a seleção da turma de 2020 com 14 vagas, distribuídas em três editais. O prazo máximo de conclusão em 24 (vinte e quatro) meses.

O PPGA UFC/UNILAB visa formar pesquisadores e docentes capazes de gerar conhecimento antropológico em sintonia com o debate contemporâneo nas Ciências sociais e na Antropologia em particular.

Será realizado sob a responsabilidade da Banca Examinadora, Coordenação do Programa e das Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação das universidades associadas. As aulas ocorrerão nas duas universidades em dias diferentes. As linhas de pesquisa vão abordar: 1) Narrativas, Simbolismos e Emoções e  2) Diferença, Poder e Epistemologias;

A descrição das linhas de pesquisa encontra-se nos sites do Programa: http://sitios.ufc.br/mestradoantropologia/ ou http://www.unilab.ppga.ufc.br

Vagas

Serão 14 vagas, 10 vagas de ampla concorrência, duas vagas reservadas aos candidatos indígenas e duas vagas reservadas aos candidatos negros. Os interessados poderão se inscrever no período de 02 de fevereiro a 27 de março de 2020.

Conforme Edital nº 01, o número total de vagas ofertadas será de 10, ampla concorrência. Aos candidatos autodeclarados indígenas o Edital nº 02 destina duas vagas. Outras duas vagas são destinadas aos candidatos autodeclarados negros, conforme Edital nº 03. As vagas serão distribuídas por ordem de classificação e entre as linhas de pesquisa.

Das Inscrições

As inscrições serão recebidas com o preenchimento dos formulários de inscrição, disponíveis no edital. A documentação deverá ser entregue no ato da inscrição, exclusivamente na Secretaria Geral do Curso na Unilab, nos seguintes horários de expediente e no endereço:

Endereço: Rua José Franco de Oliveira, s.n, Redenção-CE, Campus das Auroras, Sala 204,
Bloco A, 2ª andar, CEP 62.790-970.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.
Email: ppga@unilab.edu.br

Requisitos

Poderão se inscrever candidatos/as graduados/as em cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), na área de Ciências Sociais ou em outras áreas do conhecimento, desde que apresentem em seu histórico escolar do curso de graduação ou de especialização o registro de, no mínimo, duas disciplinas concluídas nas áreas de Ciências Sociais (Antropologia ou Sociologia ou Ciência Política).

Confira os editais:

Edital de seleção 2020: Vagas gerais (10 vagas)

Edital de seleção 2020: Política de ações afirmativas – Vagas para indígenas (2 vagas)

Edital de seleção 2020: Política de ações afirmativas – Vagas para negros (2 vagas)

Outras informações no site do mestrado de Antropologia UFC/Unilab