Estão abertas as inscrições para o curso “Introdução ao Taoísmo” no Campus dos Malês

Data de publicação  29/01/2020, 12:43

Estão abertas, de 28 a 30 de janeiro, as inscrições para o curso de extensão “Introdução ao Taoísmo: Teoria e Prática de uma Filosofia Chinesa Milenar”. Aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), o curso será oferecido à comunidade interna e externa no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

Serão ofertadas 20 vagas, distribuídas da seguinte forma: sete vagas para pessoas da comunidade externa – pessoas sem vínculo com a Unilab – e 13 para a comunidade interna, sendo 10 para discentes, uma para docentes, uma para Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e uma para funcionários terceirizados.

Para se candidatar, o candidato deve preencher o Formulário de Inscrição, no qual estão todas as informações sobre o curso.

Os candidatos selecionados receberão e-mail no dia 31 de janeiro, até as 18h, confirmando a sua participação do curso. As aulas presenciais acontecem nos dias 03 e 05 de fevereiro, das 8h30 às 17h30, no Prédio dos Malês.

Segundo a coordenadora e ministrante do curso, professora Marli Rosa, o Taoísmo é uma filosofia chinesa com conhecimentos teórico-práticos desenvolvidos na China ao longo de milênios, através principalmente da observação de elementos e fenômenos da natureza.

No curso, que possui carga horária de 36 h/a, será estudado o texto base que difundiu o Taoísmo na China e no mundo: o “Tao Te Ching”, escrito por Lao Tzú provavelmente no século VI a.C. Segundo a docente, no livro, ao longo de 81 poemas, são expostos a visão integrada de mundo taoísta e uma proposta de como viver uma vida feliz e plena.

Através de leituras e rodas de conversas, os participantes aprenderão os conceitos básicos desta filosofia. Além disso, realizarão exercícios corporais baseados nos princípios do Taoísmo, envolvendo respiração, meditação, massagem e movimentos das artes marciais orientais Qi Gong, Aikidô e Karatê, visando integrar corpo-mente-espírito para uma vida em harmonia.

Para tanto, o curso contará também com a colaboração de Alan Argôlo, TAE da Unilab, que é faixa preta de Karatê, membro da Federação de Karatê-do Tradicional da Bahia (FKTB) e que conduzirá dentro do curso a oficina de artes marciais.