Engene Jr, do Curso de Engenharia de Energias da Unilab, fecha 2019 como a maior empresa júnior do setor de Engenharia Elétrica e de Energias do Nordeste

Data de publicação  06/02/2020, 15:30

A Empresa Júnior (Engene Jr), formada e administrada por graduandos do curso de Engenharia de Energias, vinculada ao Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) da Unilab e fundada em 2017, atuando  no mercado desde então. Em 2018, concluíram seu primeiro projeto de energia solar, tendo como cliente o prof. Aristeu Lima, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen/Unilab).

Destaque 2019
Em apenas um ano como empresa júnior credenciada na Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (Fejece), a empresa conseguiu o faturamento superior a empresas juniores com mais de 20 anos de mercado. A empresa alcançou todas as suas metas anuais, com destaque para 1003,87% da meta de faturamento, ultrapassando R$ 150 mil reais, e 175% da meta de projetos contratados, sendo o maior faturamento de Empresa Júnior (EJ) do setor no Nordeste em 2019.

A empresa também obteve reconhecimento da Federação das Empresas Juniores do Ceará (Fejece), na categoria Empresa Júnior Impacto, por atingir todas as metas anuais. O desempenho propiciou a elevação de seu patamar de 1 para 5 cluster, o mais alto nível de maturidade das EJs.

Após aproximação com a Fejece, a Engene pode proporcionar uma melhor vivência empresarial para os seus membros, com o auxilio nos processo de vendas e demais setores da empresa. De 2018 para 2019, o salto de crescimento foi de 5 para 21 projetos comercializados. Mesmo com um quadro reduzido, devido à baixa procura dos estudantes interessados em aderir ao projeto.

Crescimento
Segundo Larissa Sousa, diretora presidente da Engene Jr, o crescimento auxilia diretamente na formação dos estudantes. Antes, poucas pessoas tinham a oportunidade de projetar e saíam da Engene sem saber executar os serviços que a empresa júnior oferece. Atualmente, devido o aumento do quantitativo de projetos, todos os membros já executaram algum projeto e poderão sair da empresa com o conhecimento técnico especializado para o mercado de trabalho.

De acordo com a diretora presidente da EJ, “O crescimento acelerado da Engene foi um esforço conjunto de toda a equipe que busca impactar a sociedade com soluções energéticas e de preços acessíveis”.

Mercado Externo
A Engene possui algumas parcerias com empresas do ramo de energias que auxiliam a empresa na execução dos projetos.

Encontro de Líderes do Movimento Empresa Júnior
Este ano a equipe da Engene Jr participou pela primeira vez do evento nacional e anual de empresas juniores, realizado no fim de janeiro, em Itu – SP. Neste primeiro encontro, a empresa foi reconhecida como uma empresa júnior de “Alto Impacto”, sendo o maior reconhecimento de resultados que uma empresa júnior pode alcançar.

“Foi gratificante levar o nome da nossa empresa júnior que com somente um pouco mais de um ano federada a rede, alcançou resultados que não imaginávamos. Resultados esses que nunca tinham sido alcançados por uma empresa fora da capital do Ceará”, declarou Larissa Sousa.

Equipe Engene Jr – Roberto Matheus (dir. de projetos), Bárbara Karen (diretora de RH), Larissa Sousa (presidente) e Renan Braga (dir. Administrativo Financeiro)

Planos para o futuro
Para 2020, a empresa pretende expandir seus projetos nas cidades do Maciço de Baturité e da Região Metropolitana de Fortaleza: “Nossos projetos já estão presentes em oito cidades do Ceará, e pretendemos ser novamente uma empresa júnior que se destaca no interior do estado, levando o nome da nossa empresa e da universidade por todo o Estado”, afirma Larissa.

O Movimento Empresa Júnior

A presença de empresas juniores no curso de graduação é um fator relevante para o desenvolvimento profissional, se mostrando como alternativa de extensão na formação universitária. O Movimento Empresa Júnior, movimento global de forte presença nas universidades brasileiras, promove a educação empreendedora, buscando desenvolver os estudantes para o mercado de trabalho na prática, com projetos e consultorias a pessoas físicas e jurídicas. Além disso, visa formar lideranças comprometidas e capazes de transformar a situação social e econômica do Brasil. O Movimento conta com a representação: em suporte nacional, pela Brasil Júnior, e no Ceará, pela Fejece (Federação das Empresas Juniores do Ceará).

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) é um movimento global que teve início na França, em 1967, e espalhou-se pelo mundo todo.

Sobre a Engene Jr

A Engene Jr é uma associação civil sem fins lucrativos, com fins educativos e sociais, formada e administrada por graduandos em Engenharia de Energias, que presta serviços de consultoria e projeto dentro da atuação profissional do curso.

Entre os serviços realizados, destacam-se o projeto de sistema de geração fotovoltaica, projeto de instalação elétrica para construção ou reforma, e consultoria em eficiência energética.

Todo lucro é revertido em capacitação dos membros da empresa e para estruturação interna. A empresa conta com a tutoria dos docentes Ada Amelia Sanders, Francisco Olimpio Moura, Hermínio Miguel de Oliveira e Humberto Ícaro Fontinele. E o apoio de todo o Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS/Unilab).

Outras informações pelo email (engenejr@unilab.edu.br) ou na sala 211, do Bloco III, da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE.

Matérias relacionadas:

Engene Jr., primeira empresa júnior da Unilab, obtém reconhecimento institucional

Empresa júnior finaliza primeiro projeto de energia solar para professor da Unilab