Seminário de Ambientação Acadêmica acontece de 2 a 4 de março, no Ceará e na Bahia

Data de publicação  19/02/2020, 10:03

Com inscrições abertas, a décima quarta edição do Seminário de Ambientação Acadêmica da Unilab (Samba) deseja dar as boas vindas aos estudantes e cuidar para que se sintam acolhidos, ao longo de três dias (de 2 a 4 de março), nos campi do Ceará e da Bahia.

Nessa edição, as ações propõem, através de atividades culturais e informativas realizadas nos períodos de ingresso universitário, promover o acolhimento e a ambientação dos estudantes brasileiros e internacionais à vida acadêmica da Unilab.

Programação

A programação dos campi do Ceará está repleta de atividades, entre elas: apresentação cultural e roda de conversa com nosso colaborador – Grupo Uniculturas, além de conferência de abertura, apresentação do Programa de Assistência Estudantil (Paes), Roda de Conversas, Cine Debate, Ações de Atenção à Saúde do Estudante, palestras e outras importantes ações.

No Campus dos Malês/BA, a programação traz: Ações de Atenção a Subjetividade; Ações de Atenção à Saúde do Estudante; apresentações culturais e palestra com professora do Instituto de Humanidades e Letras (IHL/BA/Unilab) Sabrina Rodrigues Garcia Balsalobre, entre outras atividades.

Consulte nossa Programação (Campi do Ceará e Bahia – Campus dos Malês)!

Samba 2019.1 no Campus dos Malês | Foto: MC TV

Sobre o Samba

O Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA) consiste num projeto estratégico da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), executado pela Coordenação de Políticas Estudantis (Coest) e realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst) e Pró Reitoria de Graduação (Prograd). Conta ainda com o apoio das demais coordenações e núcleos da Propae como: Coordenação de Atenção à Saúde do Estudante (Coase), Observatório da Vida Estudantil (Observe) e o Núcleo de Atendimento Social ao Estudante (NASE), além da importante parceria com as lideranças e representações estudantis. O SAMBA tem a colaboração do Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE) e dos bolsistas do Observe, colaboração importante que contribui para a troca de vivências entre os estudantes e para o fortalecimento da integração na vida universitária.

Objetivos:
– Promover a ambientação dos estudantes ingressantes na Unilab à vida acadêmica; Facilitar a integração dos estudantes ingressantes na universidade ao ambiente acadêmico e à rotina universitária, contribuindo para a sua permanência no ensino superior; Fomentar a socialização de informações sobre legislações brasileiras referentes às questões de raça/etnia, gênero e condição de permanência no caso dos estudantes internacionais no Brasil; Contribuir para o fortalecimento do compromisso do estudante com a Unilab e com sua formação, além de desenvolver ações que estimulem a integração intercultural entre os estudantes da Unilab.

Foto (Nase/Propae): Samba 2019.2 – no Ceará