Abertas inscrições para seleção de 28 monitores remunerados do PBM

Data de publicação  05/03/2020, 16:15

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Prograd/Unilab) abriu inscrições para seleção de 28 monitores remunerados do Programa de Bolsa de Monitoria (PBM). As vagas se distribuem entre os cursos de graduação presenciais. O período de inscrições será de 13 a 15 de março, exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico disponível neste link.

Podem participar estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação no período letivo 2020.1, que, comprovadamente, tenham cursado a disciplina objeto e tenham sido nela aprovados com média igual ou superior a 7,0.

O estudante selecionado receberá, pelo período de até três meses (abril, maio e junho), uma bolsa no valor de R$ 400,00, mediante depósito mensal em conta corrente do Bolsista. É vedado ao monitor remunerado receber qualquer outro tipo de bolsa, com exceção do auxílio do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Os monitores desenvolverão atividades acadêmicas de incentivo à docência, referentes ao conjunto de disciplinas ofertadas no período letivo 2020.1. As atividades de monitoria acadêmica totalizarão o mínimo de 12 horas semanais, distribuídas a critério do professor orientador da disciplina objeto da seleção.

Os dias e horários das atividades da monitoria serão definidos pelo professor orientador da disciplina objeto, de forma a não conflitar com os dias e horários das aulas das disciplinas nas quais o monitor encontra-se matriculado.

O estudante selecionado estará vinculado às atividades de monitoria da disciplina para o qual foi selecionado pelo prazo de 30 de março de 2020 a 30 de junho de 2020, considerando a organização acadêmica e o calendário acadêmico.

Sobre o Programa de Bolsa de Monitoria (PBM)

O PBM está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em conjunto com os cursos de graduação, e tem como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, promovendo maior interação entre discentes monitores, discentes matriculados nas disciplinas e docentes ministrantes das disciplinas-objeto do Programa.

A monitoria é uma experiência pedagógica oferecida ao estudante regularmente matriculado no curso de graduação, compreendendo atribuições auxiliares relativas às atividades acadêmicas associadas a componentes curriculares, sob a supervisão de um professor orientador.

O PBM busca integrar a monitoria ao processo formativo, despertando o interesse do estudante pela carreira acadêmica e docente. O programa agrega-se às ações institucionais da Unilab que buscam fortalecer a permanência dos estudantes regularmente matriculados na universidade.