Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Violência, intolerância e (im)polidez linguística são temas de Jornada Internacional na Unilab

Data de publicação  11/03/2020, 15:26
Postagem Atualizada há 4 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Nos dias 18 e 19 de maio, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) vai receber a I Jornada Internacional de Estudos Sobre Violência, Intolerância e (Im)polidez na Linguagem (I JIEVIL). O evento vai acontecer no Campus da Liberdade e na Unidade Acadêmica dos Palamares, em Redenção/CE e Acarape/CE, respectivamente.

A Jornada é destinada a professores e pesquisadores de instituições de ensino superior nacional e internacional, estudantes de pós-graduação em Linguística, Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada e outras áreas de ciências humanas, além de estudantes de graduação de Letras e de outros cursos da área de ciências humanas. Professores do Ensino Básico e demais interessados nos eixos também integram o público-alvo.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas em três modalidades: graduandos/pós-graduandos e professores do Ensino Básico com apresentação de trabalho, professores de IES com apresentação de trabalho e ouvintes. Os valores são diferenciados e devem ser consultados no site do evento.

O prazo para submissão de trabalho é até o dia 30 de abril, na modalidade resumo simples.

A I JIEVIL tem o objetivo de debater a natureza e as implicações da violência em nossa sociedade, bem como o conceito de (im)polidez na linguagem, que tem sido objeto de extensa pesquisa nas últimas décadas. Para tanto, a Jornada vai abordar diversas questões, a exemplo de: Como a violência se manifesta na linguagem? O que exatamente é o discurso de ódio? O que é necessário para o discurso de ódio constituir dano? Quais mecanismos linguísticos a impolidez linguística e o ódio exploram?

Para auxiliar na construção dos diálogos, a Jornada vai contar com pesquisadores de áreas como linguística, sociologia, psicologia, literatura, filosofia e estudos de comunicação, de negócios, organizacionais e de resolução de conflitos. Entre os convidados, a I JIEVIL terá a presença do Prof. Dr. Michiel Leezenberg, da Universidade de Amsterdam, especialista em estudos sobre a violência e (im)polidez.

Acesse aqui o cronograma e outras informações sobre o evento.

A I Jornada Internacional de Estudos Sobre Violência, Intolerância e (Im)polidez na Linguagem é organizada pelo Grupo de Pesquisa Comportamento, Linguagem e Cultura (COMPLIC Unilab/CNPq) e pelo Grupo de Estudos em Preconceito, Polidez e Impolidez Linguística (GEPPIL-Unilab/CNPq), da Unilab, em parceria com o Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento/Cognição e Linguística (GELP-COLIN-UFC/CNPq), associado à Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os detalhes sobre as formas de participação e submissão de trabalhos podem ser vistos na I Circular do evento. Caso o participante tenha alguma dúvida, é possível entrar em contato com a organização pelo e-mail jievilunilab@gmail.com

Categorias